Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: adjectivo
Tony Almeida Docente Coimbra, Portugal 13K

Sobre o Acordo Ortográfico, e no seguimento do abaixo-assinado que actualmente circula na Internet, gostaria de saber se já existe algum esclarecimento mais exacto sobre a utilização do h no início das palavras. Isto a propósito do já mais-que-conhecido caso húmido/úmido, para além de alguns exemplos que são apresentados nesta petição, e os quais eu acho que não serão correctos: hoje/"oje", hilariante/"ilariante".

Francisco Pestana Funcionário público Luanda, Angola 12K

Em que difere uma organização "militarizada" de uma outra "paramilitar"?

Muito obrigado.

Tiago Borges Advogado São Paulo, Brasil 4K
Os dicionários e o uso indicam que a palavra perfurocortante possui "per" como sílaba subtônica. Considerando que o verbo perfurar e todas as suas palavras derivadas são paroxítonas, por que se desloca a sílaba subtônica de "fu" para "per"?
Sofia Moura Freelancer Lisboa, Portugal 6K

Qual das seguintes formas é a correcta: «um livro encadernado a couro», ou «um livro encadernado em couro»?

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 4K

Existe um adjectivo da família de Matusalém? Matusalémico? Matusalénico? Obrigada.

Mário Carvalho Formador Porto, Portugal 4K

Tenho tentado actualizar-me em relação às mudanças ortográficas previstas pelo acordo. Em alguns casos, entendo perfeitamente a queda de determinadas consoantes mudas, noutros mantenho dúvidas, como a seguinte:

— Como explicar a diferença fonética, a um leitor não lusófono, entre as palavras correto (antigamente correcto) e coreto? Os ee têm valores diferentes, contudo não há nenhum indicador gráfico que o assinale. Deverei aludir a uma fonética baseada no costume ou hábito? Se sim, como o determinar enquanto regra ortográfica?

Obrigado.

Carolina Fernandes Jurista Lisboa, Portugal 4K

Qual é o adjectivo derivado do verbo electrocutar, que caracteriza aquele/aquilo que mata por electrocussão?

Obrigada.

Hugo Cid Consultor de gestão Lisboa, Portugal 6K

A propósito dos artigos pró-activo vs. proactivo, sugiro a abordagem histórica da origem e criação da palavra (Victor Frankl, e mais tarde popularizado pelo livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey).

Já que o vosso estudo da composição da palavra (pro + activo) deu num empate técnico, sugiro que se aborde esta palavra como um oposto de reactivo (como aparece em muitos dos textos e na origem histórica da palavra).

Exemplo: «o Paulo é reactivo, só repara a máquina quando esta avaria. Já o João demonstra proactividade ao estudar as causas das avarias e agir de modo a estas não voltarem a avariar.»

Ou seja, proactivo é aquele que procura agir antes dos acontecimentos, por oposto ao que reage aos acontecimentos. Por esta abordagem não fará mais sentido a grafia proactivo em vez de pró-activo?

Paulo Gomes Administrador de empresas Niterói, Brasil 7K

Qual o significado da palavra ontológico na locução «aspecto ontológico»?

Simone Martins Tradutora Campinas, Brasil 12K

Qual o significado do termo raso na expressão «assino em público e raso», encontrada em muitos documentos redigidos por tabeliões?

Muito obrigada.