Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Rudi Klein Aposentado Feliz – Rio Grande do Sul, Brasil 5K

Gostaria de saber se a expressão «Numa primeira análise» é absolutamente conclusiva, ou se ela sugere uma segunda ou mais aprofundada análise.

Imaculada Carmona Estudante Madrid, Espanha 17K

Gostaria de saber qual o significado e a explicação do seguinte provérbio português: «Todo o burro come palha, o que é preciso é saber dar-lha.» 

Muito obrigada.

Luiz Antonio Meneguetti Estudante Campinas, São Paulo, Brasil 4K

Deparei-me com a palavra docimásia (em caracteres itálicos) no livro Código Civil — Comentários Didáticos (l) Parte Geral. Fui aos dicionários Aurélio e Houaiss e em ambos ela é escrita sem acento. Pesquisei o termo do Google e encontrei as duas grafias. Ora uma, ora outra, indistintamente. Pesquisei em dicionários jurídicos e de termos em latim e não encontrei nenhum dos dois verbetes...

Em português, o correto é grafar a palavra sem acento, como apontado nos dicionários indicados acima? O autor do livro brasileiro, Antonio José de Souza Levenhagen, teria utilizado o itálico por se referir a termo de outra língua? Seria o italiano?

Diana Simões Estudante Tomar, Portugal 2K

Qual é o plural de sílex?

Bruno Fernandes Estudante Barcelos, Portugal 4K

Gostaria de saber o que significa a palavra "arcobantes".

Agradecia uma resposta.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 74K

Gostaria que os senhores me pudessem esclarecer o que significa de facto uma pessoa ser declarada contumaz, para efeitos legais e judiciais.

Muito obrigado. 

Betina Astride Santos Professora Montemor-o-Novo, Portugal 6K

Nesta zona do Alentejo, fala-se muito da pesca do peixe a que chamam «chichito», e os alunos utilizam-na na escrita. Como não encontro a dita palavra em dicionários, pergunto se se escreve «chichito» ou «xixito»? Por intuição, parece que será com «ch»; ouço dizer que é com «ch», mas na verdade não sei. Como se escreve?

Obrigada pela atenção.

Ângelo Ralha Comerciante Guimarães, Portugal 16K

Eu gostava de saber como é que os que os habitantes mais a sul designam os frutos da nespereira, outrora muito abundante no meu concelho e que deu origem ao nome de uma freguesia, Nespereira. Trata-se de um fruto comestível, de cor acastanhada e que só se come quando está muito maduro e mole. Penso que nós aqui no Norte, ao fazer a diferença entre este fruto e os magnórios, é que estamos certos.

Aguardo a vossa resposta.

Amadeu Nazaré Professor Bragança, Portugal 12K

Após a introdução do novo acordo ortográfico, qual a forma correcta de escrever a seguinte palavra: dossiê, ou dossier?

Rui Namora Farmacêutico Porto, Portugal 2K

«Eficácia de medicamentos» é uma expressão muito usada na linguagem médica e farmacêutica. Creio não haver dúvidas sobre o seu significado. Todavia, tenho visto repetidamente o uso de expressões como «medicamento efetivo», «terapêutica efetiva», ou «efetividade de medicamentos» em artigos científicos, congressos e aulas de mestrados.

As traduções desatentas do inglês, de effective para efetivo (em vez de eficaz), effectivity para efetividade (em vez de eficácia) são atrozes, sobretudo quando produzidas e espalhadas por professores universitários ou médicos, com responsabilidade na formação de profissionais de saúde.

Gostaria de esclarecer se esta falta de exactidão já entrou no nosso vocabulário, ou se deverei eu tomar algum anti-histamínico eficaz para, efetivamente, me tirar a alergia de cada vez que eu me deparo com esta situação.