O aumentativo de palácio
Qual é o aumentativo da palavra palácio?
Dois litros, duas moles, dois gramas...
Pesquisei o tema “Euro e euros” e obtive a resposta que procurava restando-me apenas uma dúvida para a qual solicito esclarecimento.
Estou a fazer locução do seguinte texto:
«O indivíduo atingiu uma taxa de alcoolémia de 2g/l às 20 horas.»
Neste caso como devo ler?
«2 gramas por litro» ou «2 grama por litro»?
O facto de estar escrito com o símbolo e não por extenso obriga-me a ler «2 grama por litro»?
Grato pela atenção.
Terá tido / acarretem
No trecho abaixo, gostaria de saber se estão corretos os seguintes tempos verbais: terá tido e acarretassem.
«Entre essa idade e os 4 meses é uma ótima fase para adquirir seu exemplar de pastor alemão; afinal ele poderá ser socializado desde bem novinho e também terá tido pouco tempo para vivenciar eventuais traumas que lhe acarretassem desvios temperamentais.»
Obrigada.
Feminino de faraó, outra vez
Parece-me que a questão (Feminino de faraó) levantada pelo consulente Márcio Vaz (24/04/00) tinha algum fundamento pois entre os muitos governantes do Egipto constaram Cleópatra e Hatshepsut. Contudo, será certamente pela inexistência de feminino para a palavra 'faraó' em língua portuguesa que estas governantes são denominadas mais frequentemente 'rainhas do Egipto'. A dúvida parece-me ainda ser pertinente pela existência de diversas palavras que dela derivam (e.g. faraónico, etc.), embora desconheça qualquer tentativa de lhe criar um feminino. Para todos os efeitos, o feminino de 'faraó' é 'rainha'!
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Macérrimo / magríssimo / magérrimo
Sou arquitecta urbanista e estou a aceder à vossa página de minha casa. Surgiu-me uma dúvida (que não consegui esclarecer através do prontoário ortográfico) relativamente ao adjectivo magro. Existe magérrimo ou já existiu esta palavra como adjectivo?
Agradecendo desde já a vossa atenção,
Os meus cumprimentos e Boas Festas!
Paisinhos/paisitos
Sou estudante de cursos preparatórios para concursos e, atualmente, procuro solução para a seguinte dúvida: qual o plural do diminutivo da palavra país?
Sei que a regra manda flexionar a palavra primitiva, retirar o "s" e acrescentar "zinhos", por exemplo, o que resultaria "paisezinhos". No entanto, um renomado professor aqui em minha cidade garante que, neste caso, ocorre a única exceção a esta regra, formando plural "paisinhos", ou "paisitos".
Necessito confirmação para esta afirmativa.
Agradeço desde já.
Híper/híperes
Vi há dias no jornal "24 horas" o seguinte título: "Hipers sobem preços". Sendo que a forma abreviada de hipermercados já entrou na nossa linguagem corrente, pergunto: não será mais correcto híperes?
Rainhas
Queiram fazer o favor de me confirmar se a palavra rainha é acentuada no plural. Bem haja!
Pedregulho
Poderá dizer-se também "pedragulho" ?
Pôde mas não pode
Ele fôra (ou fora?) deputado em 1976.Verbo poder: ele pôde (ou pode?) fazer aquilo porque …A dúvida surgiu ao ler jornais em que o acento surgia em uns casos e em outros não. Qual a forma correcta? Obrigado, desde já, pela atenção e pela iniciativa.
