Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia Construcional
Carina Oliveira Professora Porto, Portugal 30K

Gostaria de saber se cata-vento pertence à família de vento.

Obrigada.

Mariana Carvalho Estudante Coimbra, Portugal 5K

Como se escreve: «é uma figura paralelepípeda», ou «é uma figura paralelepipédica»?

Obrigada.

José Moreira Aposentado Porto, Portugal 9K

Numa recente viagem à Madeira, a guia referiu-se, por várias vezes, ao facto de algumas ilhas do arquipélago (Desertas e Selvagens) se encontrarem "inabitadas". Como sempre ouvi dizer "desabitadas", estranhei mas contive-me.

Está correcta a expressão?

Obrigado.

Maria Ribeiro Professora Braga, Portugal 16K

Venho por este meio solicitar o esclarecimento da seguinte dúvida: segundo o dicionário terminológico, a parassíntese engloba todas as palavras derivadas por prefixação e sufixação? Como devo classificar injustamente: palavra formada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação?

Grata pela atenção.

Jorge Faria Estudante Setúbal, Portugal 6K

Como se chamam os habitantes da Carrasqueira, aldeia turística pertencente à freguesia da Comporta, concelho de Alcácer do Sal?

Muito obrigado pelo excelente trabalho e cumprimentos.

Hélder Branco Técnico de ensaios não destrutivos Lisboa, Portugal 3K

Recorro várias vezes ao Ciberdúvidas sempre para aprender qualquer coisa e agradeço-vos o facto de terem continuado esta iniciativa do saudoso Carreira Bom. Acontece que esta dúvida que me traz junto de vós julgo não ter sido ainda tratada. É a seguinte: existe a palavra "linguaragem"? Se existe, qual o seu significado? Linguagem do povo? Calão? Linguagem mal falada?

Agradeço desde já.

Fernando Barcelos Investigador Barcelos, Portugal 2K

Existe o termo microscópico e macroscópico. Para nos referirmos ao termo intermédio, é correcto falar-se em "mesoscópico"?

António Martins Advogado Lisboa, Portugal 6K

É "colostomia", ou "colonostomia"?

Cristina Rey Professora Porto, Portugal 7K

Numa tradução de um conto popular chinês recolhido por Pearl Buck, aparece o advérbio debalde entre pontos finais. Tal facto não me chocou. Poderíamos ter substituído debalde por «em vão» e a situação continuaria a não me parecer chocante. Todavia os alunos perguntaram-me se um advérbio isolado poderia ocorrer como equivalente a uma frase. Gostaria que me ajudassem a responder a esta pergunta.

Muito obrigada.

Nuno Rebelo Santos Rebelo Estudante Porto, Portugal 10K

Qual a forma correcta? "Rádio-despertador", ou "radiodespertador"? E porquê? Encontro as duas. Consultei alguns dicionários, mas não fiquei muito esclarecido.

Obrigado.