Gostaria de saber a origem da palavra picar, como em «picada de cobra» ou «o pernilongo me picou».
É correcto dizer: «A batalha está sendo travada», como que dizendo «a batalha está em andamento», ou «a peleja está sendo pelejada» (inglês, «The battle is being held»)?
Mais: se o verbo travar vem do nome trave, como se explica que travar signifique, também, «começar, dar início a»; e «travar de» signifique «agarrar, lançar mão de»? Que travar signfique «fazer reduzir o movimento» é-me compreensível a partir do étimo da palavra; porém, naqueles dois casos, não vejo relação alguma entre o étimo do verbo e o significado que ao verbo é dado. Há aí alguém que possa esclarecer isto?
Muito grato.
Markus Dienel
Gostaria de saber a origem do sobrenome Dantas.
Qual é a origem da palavra bagunça?
Qual é a etimologia de família?
Porque não se escreve século com c, já que quer dizer «cem anos»?
Qual é origem da palavra pintarroxo? A questão tem que ver com a cor da ave na época de acasalar, que fica vermelha? Porque «pinta roxo» e não «pinta vermelho»?
Gostaria de saber, se possível, a origem do nome (apelido) Calisto.
Gostaria de saber se a palavra uno como adjectivo do número um ainda é utilizada na língua portuguesa.
Obrigado.
Sendo panapaná um nome indígena, por exemplo, em Portugal, qual seria o coletivo de borboletas?
Panapaná pode ser considerado o coletivo de borboletas, ou é a denominação de vários bandos de borboletas...
Logo o correto – coletivo de borboletas é bando... Correto?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações