Bolar (verbo) e volar (adjectivo)
O serviço num jogo de bola diz-se "bolar", ou "volar"?
O valor de sempre em «Sempre vamos ao cinema?»
A frase «Sempre vamos ao cinema?» está correcta gramaticalmente, no que toca ao uso de sempre?
Obrigada.
A tradução do termo inglês "typed"
Traduzo frequentemente textos técnicos (informática) de inglês americano para português.
Recentemente, deparei-me com a necessidade de traduzir typed (que, pelo menos no contexto, não tem o mesmo significado que typified).
Para mim, a tradução correcta seria "tipado" e não "tipificado".
Será o termo "tipado" correcto em português?
A análise morfológica das palavras comunicação, telespectador e cigarro
Qual a análise morfológica das palavras comunicação, telespectador e cigarro?
«Encontra-se a frequentar» = «está a frequentar»
É correcto escrever «encontra-se a frequentar», ou deverá dizer-se «está a frequentar» mesmo num contexto mais formal, por exemplo, de envio de um ofício?
Obrigada.
«Supletivo a distância...»
É correto dizer «supletivo a distância» no sentido de «sem necessidade de freqüência de aulas»?
O significado de prestidigitação
Gostaria de saber o significado da palavra "prestigitação".
Obrigado.
Estradão
A palavra "estradão" não me surge em nenhum dicionário a que tenha acesso. No entanto, uso-a diariamente quando me refiro a estradas largas de terra batida ou caminhos florestais similares. Só um dicionário online brasileiro me encontrou a palavra, mas com dois sentidos diferentes.
Afinal a palavra existe por si só, ou será só estrada num grau diferente e por isso não aparece nos dicionários?
Obrigado.
Deflacionar e deflação
Na empresa onde trabalho, o gerente da área comercial usa muito a expressão «Não podemos deflacionar os impostos» quando os clientes solicitam descontos em nosso preços. Essa colocação está correta? Faz sentindo? O que ele pretende dizer?
Grata.
O significado de migrante
Migrante implica sempre a saída dum indivíduo para outro país? Como hei-de chamar a alguém que dentro do mesmo país se desloca para ir viver noutro local?
