Mundo e imundo
Qual a relação entre estas duas palavras — mundo e imundo? A segunda tem alguma relação com a primeira?
Obrigado.
A locução latina in natura
Gostaria de saber qual o significado da expressão in natura e em que contextos é que pode ser utilizada.
Teosofia, antroposofia e teologia
Qual o significado das palavras teosofia, antroposofia e teologia?
O gerúndio e a colocação do pronome do complemento directo
Eu li várias respostas sobre o gerúndio e sobre a colocação do pronome do complemento directo. Mas não consegui deduzir o seguinte:
Quando um verbo, que não é auxiliar, mas é acompanhado com um pronome de complemento directo e depois um gerúndio de outro verbo, qual é o sujeito do segundo verbo?
Seja o mesmo sujeito do primeiro verbo, ou o qual do complemento?
Por exemplo, examinando as próximas frases 1, 2 e 3, qual é a significação de cada uma delas, dentre A, B, C:
1) O professor me viu andando na rua.2) O professor viu-me andando na rua.3) O professor viu eu andando na rua.A) O professor me viu quando ele estava andando na rua.B) O professor me viu quando eu estava andando na rua.C) Gramática errada – não tem significação.
E mais, se for "eu" o sujeito, e "ele" o complemento, teria qualquer diferença?
1) Eu o vi andando na rua.2) Eu vi-o andando na rua.3) Eu vi ele andando na rua.A) Eu o vi quando eu estava andando na rua.B) Eu o vi quando ele estava andando na rua.C) Gramática errada – não tem significação.
E se for outro verbo em vez de "vir", por exemplo "deixar"?
1) O professor me deixou andando na rua.2) O professor deixou-me andando na rua.3) O professor deixou eu andando na rua.A) O professor me deixou quando ele estava andando na rua.B) O professor me deixou quando eu estava andando na rua.C) Gramática errada – não tem significação.
Muito obrigado.
Partes do corpo: metáfora e gramaticalização
Gostaria de perceber de que forma expressões locativas que envolvam partes do corpo como: «ir à cabeça», «ao pé daqui», «ao pé do monte», «para o olho da rua», etc. sofreram gramaticalização? E expressões como «boca rota», «pé de chumbo», «cabeça de nabo», se sofreram também gramaticalização ou outro processo distinto.
Obrigada!
«Ao longo de»
Queria saber onde e como são empregadas essas palavras em frases; e como ficaria o sentido delas, pois há muitos erros ao empregar essas palavras em frases: «Ao longo» e «a longo».
O significado de «Em caso algum haverá pena de morte»
Será que podem explicar o significado da frase: «Em caso algum haverá pena de morte»?
Obrigado.
«A Língua Portuguesa» vs. «em Língua Portuguesa»
Qual a forma mais correcta? «Ter nível 3 a Língua Portuguesa», ou «ter nível 3 em Língua Portuguesa»?
O antónimo de inteligente, de novo
Hoje, enquanto dava a minha aula, surgiu-me uma dúvida. Fui pesquisá-la, mas nenhuma das respostas obtidas era a mais sensata para uma aula com crianças. Um aluno perguntou-me qual o antónimo de inteligente. Com a pesquisa encontrei algumas respostas: estúpido, idiota, tolo... mas não considerei as mais apropriadas para dar a uma criança, que ouvindo alguma delas iria imediatamente denotar o seu significado. Alguém me saberia dar uma resposta mais coerente?
A diferença entre acção e actividade
Agradecia a explicação da diferença entre a palavra acção e a palavra actividade.
