O verbo dar para exprimir tempo
Devo escrever «quando deu seis horas, a rua já estava clara», ou «quando deram seis horas, a rua já estava clara»?
A palavra "pilharoca"
Sou um fervoroso adepto do bom português, o que cada vez vai sendo mais difícil.Ao ler recentemente uma entrevista, ouvi a palavra "pilharoca" como se da camada inferior da pele do porco se tratasse.
Como não encontro em nenhum dicionário essa palavra, agradeço me esclareçam, por favor.
O significado da palavra cadible
Quero saber o significado desta palavra que encontrei num texto de Raul Brandão: «o ano não foi cadible.»
O significado e a origem da palavra bandeirada
Agradecia me informassem o significado e a origem da palavra bandeirada, muito utilizada na elaboração de tarifas de táxi.
Obrigado.
A origem do apelido Cantarinho
O meu nome é Liliana Ferreira, eu gostaria de saber a origem do sobrenome Cantarinho, que é um nome português, e a família que o tem é de origem alentejana.Aguardo resposta, muito obrigada.
«Dois tipos de máquinas» e «várias marcas de refrigerantes»
Qual a forma correta?
1) «A indústria fabrica dois tipos de máquinas.»2) «A indústria fabrica dois tipos de máquina.»
3) «Comprei dois tipos de açúcares.»4) «Comprei dois tipos de açúcar.»
5) «No supermercado há várias marcas de refrigerantes.»6) «No mercado há várias marcas de refrigerante.»
Por que é correto «meios de comunicação» e não «meios de comunicações»?
Agradeceria se me explicassem.
Pedagogia, didáctica e metodologia
Gostaria que me esclarecessem como se definem: pedagogia, didáctica e metodologia (sendo que parecem sinónimos).
Obrigada.
A palavra mafuás e a relação entre novena e cavalhada
Eu gostaria de saber qual é o significado da sentença «te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples» escrita no poema Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira. Eu não encontrei o significado da palavra mafuás e a relação entre novena e cavalhada.Obrigado!
Poema:
A Estrela da Manhã
Eu quero a estrela da manhãOnde está a estrela da manhã?Meus amigos meus inimigosProcurem a estrela da manhã
Ela desapareceu ia nuaDesapareceu com quem?Procurem por toda a parte
Digam que sou um homem sem orgulhoUm homem que aceita tudoQue me importa? Eu quero a estrela da manhã
Três dias e três noitesFui assassino e suicidaLadrão, pulha, falsário
Virgem mal-sexuadaAtribuladora dos aflitosGirafa de duas cabeçasPecai por todos pecai com todos
Pecai com os malandrosPecai com os sargentosPecai com os fuzileiros navaisPecai de todas as maneiras
Com os gregos e com os troianosCom o padre e com o sacristãoCom o leproso de Pouso Alto
Depois comigo
Te esperarei com mafuás novenas cavalhadascomerei terra e direi coisas de uma ternura tão simplesQue tu desfalecerásProcurem por toda partePura ou degradada até a última baixezaeu quero a estrela da manhã
Dicionários, solarengo, soalheiro, bimestral e bimensal
Dedicado que sou às questões linguísticas, publiquei há anos num jornal regional de pouca projecção um escrito a que chamei «Algumas questões dicionarísticas» e no qual referia vários pontos que me causavam estranheza. Acho estranho que alguns dicionários refiram que solarengo é o mesmo que soalheiro. Mais estranho acho dizerem que bimestral é o mesmo que bimensal. Estranho e surpreendente é que num recente dicionário (em seis volumes), que me farto de elogiar, entre nesta do bimestral igual a bimensal. É apenas por esta última questão que finalmente resolvi colocar uma questão a Ciberdúvidas.
Será que a minha miopia ocular me subiu ao cérebro? Solicito comentário.
Sobre a palavra validação
Necessito de todo o estudo da palavra validação e o seu significado.
