Textos publicados pela autora
Demais e «de menos»
Pergunta: «Um pai que ajudou demais um filho e agora ajuda "demenos"». Nesta frase as palavras "demais" e "demenos" estão corretas?Resposta: Comecemos por referir que não se encontra atestado o advérbio "demenos", que, na frase em apreço, significaria «em quantidade menor que a esperada». Em sua substituição, o correto será termos a locução «de menos»:
(1) «Um pai que ajudou demais um filho e agora ajuda de menos.»
Relativamente ao uso do advérbio demais, de uso correto, cabe referir...
Modo verbal depois de «ter a impressão de que» e «que pena... !»
Pergunta: Um aluno meu escreveu a seguinte frase num exercício sobre reclamação num restaurante:
«... Por favor senhor, mais valia que não me perguntasse nada. O peixe foi muito salgado e em cima de tudo tive a impressão que o peixe não cheirasse bem. Que pena que houvesse areia na salada!»
Segundo o que eu considero correto, corrigi os verbos para: «... O peixe ESTAVA muito salgado e em cima de tudo tive a impressão que o peixe não CHEIRAVA bem. Que pena que HAVIA areia na salada!»
Em relação ao primeiro verbo o aluno entendeu:...
O verbo coçar
Pergunta: O verbo coçar pode ser usado com o sentido de «fazer comichar», como no seguinte exemplo»?
«Urticária – caracterizada por placas avermelhadas com relevo na pele, que coçam muito.»
Obrigada.Resposta: Os verbos coçar e comichar são sinónimos quando com eles queremos dizer «produzir coceira/comichão». Por isso tanto é aceitável:
(1) «Urticária – caracterizada por placas avermelhadas com relevo na pele, que coçam...
Construção causativa com evoluir
Pergunta: A frase «Viajando, podemos evoluir o nosso raciocínio», a meu ver, não está coerente.
Poder-se-ia ter utilizado o verbo fazer («Viajando, podemos fazer evoluir o nosso raciocínio»)?
Obrigado.Resposta: O verbo evoluir é intransitivo e, por isso, não tem complemento direto, como em «Viajando, podemos evoluir o nosso raciocínio» («o nosso raciocínio» seria o complemento direto do verbo evoluir, o que não é possível).
Por isso, a frase...
O significado de «círculo virtuoso»
Pergunta: Conheço a expressão «círculo vicioso», «circularidade» ou «petição de princípio», sendo uma falácia da lógica informal, em que se parte de A para concluir A. No entanto, a propósito de terem criticado a sua teoria institucional da arte por ser circular, George Dickie alude a um «círculo virtuoso», expressão que desconheço.
O que é um «círculo virtuoso» e em que medida se distingue de um «círculo vicioso»?Resposta: A expressão «círculo virtuoso» encontra-se atestada em dois dicionários em linha: o da...
