Pergunta:
Em relação à regência do verbo sentir, podemos aceitar a preposição em nesta frase?
«Como se sente "em" passar o Natal longe de casa?»
Obrigado.
Resposta:
Os dicionários de regência verbal consultados não atestam a construção «sentir em», como figura na frase apresentada pelo consulente: «Como se sente em passar o Natal longe de casa?».
Contudo, na aceção pretendida, temos «sentir por» + infinitivo e «sentir ao» + infinitivo, que não são casos de regência, mas, sim, de associação de orações subordinadas adverbiais de infinitivo ao verbo em apreço:
(1) «Como se sente por passar o Natal longe de casa?» [valor causativo/explicativo]
(2) «Como se sente ao passar o Natal longe de casa?». [valor temporal]
Note-se, mesmo assim, que não pode considerar errada completamente a sequência «sentir em» O que acontece é não ser habitual que esta conjunção introduza uma oração infinitiva, neste caso como modificador do grupo verbal, depois de sentir2.
Note-se que a estutura oracional pode também ser finita : «Como se sente quando passa o Natal longe de casa?»
1 Consultaram-se Celso Pedro Luft, Dicionário Prático De Regência Verbal, e Francisco Fernandes, Dicionário de Verbos e Regimes.
2 Como foi dito, embora este não seja um caso de regência, assinale-se que o uso das preposições na construção de regência pode revelar variação significativa. Como oberva a consultora Eva Arim, a «área das regências verbais é uma área em que não existe normalização na língua portuguesa. Basta consultar dois ou três instrumentos de normalização da língua (dicionários de língua, dicionários de regências, prontuários, etc.) para constata...