v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática
III Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3)
Por Carla Marques, Matilde Gonçalves, Noémia Jorge

Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Carla MarquesMatilde Gonçalves e Noémia Jorge. Reúne um conjunto de artigos que resultam dos contributos apresentados no III Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3) e que, à semelhança das duas edições anteriores, resultam de investigações recentes sobre discurso académico. Nesta edição, dá-se especial destaque à relação entre elaboração de conhecimento humano e a Inteligência Artificial (IA), uma vez que, segundo as organizadoras, «a propagação da IA e o seu aparecimento no quotidiano, nas escolas e nas faculdades, levam a uma discussão necessária sobre o seu modo de funcionamento, a sua utilização e o seu impacto quer na formação, quer no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida» (página 12).  

Em termos estruturais, esta obra está organizada em duas partes: uma primeira parte dedicada à relação entre o discurso académico e a IA, explorando alguns dos desafios inerentes à relação entre IA e os processos de escrita e de investigação. Já a segunda parte discute o tratamento de vários géneros associados a diferentes contextos de aprendizagem.

Na primeira parte, destaca-se o artigo «O que há de artificial na Inteligência Artificial?», da autoria de Carlos Gouveia, que reflete sobre a artificialidade e a potencialidade do uso da IA no contexto académico, defendendo-se que «o potencial de transformação da Inteligência Artificial vem sobretudo...

<i>Lingvarvm Arena</i>, volume 15
Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto
Por Vários autores

A divulgação de estudos que congregam diferentes olhares disciplinares sobre o ensino de línguas maternas e estrangeiras tem sido uma aposta de várias universidades portuguesas nos últimos tempos. A preocupação em investigar os métodos e técnicas que são ou poderão ser implementadas no ensino de línguas é o reflexo das mudanças em curso dos sistemas educativos e dos desafios que estas trazem para a sala de aula. De modo a analisar algumas das questões relevantes da didática das línguas em diferentes realidades e geografias, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lançou, no final de 2024, o volume 15 da revista Lingvarvm Arena, publicação dedicada aos estudos da didática.

Direcionado sobretudo para professores, investigadores e estudantes de línguas, este volume apresenta um conjunto de textos que se debruçam sobre questões como a escrita manuscrita, a produção escrita em português como língua materna, a produção oral no português como língua estrangeira, os manuais para o ensino bilingue e os erros ortográficos em futuros professores.

A nível estrutural esta publicação inclui sete textos e duas recensões críticas, dos quais destacamos «Erros ortográficos no presente em professores do futuro: relação (im)provável?», de José António Costa, Inês OliveiraJoana Querido e Ana Sofia Lopes. Neste estudo são analisadas 104 provas realizadas por estudantes de Educação Básica, futuros professores, em que se sobressaem desvios de natureza gráfica como, por exemplo, correspo...

Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Livro de ata
Por Vários autores

Nos últimos anos, a realização de eventos científicos e de divulgação de investigação feita sobre questões educativas tem sido múltipla. Estes eventos servem não só para momentos de partilha, mas também de socialização, intensificando o sentimento de comunidade entre estudantes, investigadores e profissionais de educação. Neste contexto, a Escola Superior de Educação e Ciências Socias do Instituto Politécnico de Leiria tem vindo a organizar anualmente a Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovendo a partilha de experiências educativas variadas. Com base no que foram os trabalhos apresentados na última conferência, ocorrida entre 3 e 4 de maio de 2024, surge agora a publicação do livro de atas, organizado por Maria Odília Abreu, Isabel Simões Dias, Tiago Ribeiro, Marisa BarrosoHélia Gonçalves Pinto e Ana Margarida Neves.

Esta publicação é composta por 16 artigos e 16 relatos, explorando temas relacionados com a educação para a diversidade, educação para os media ou ainda educação para a ciência. Dos artigos aqui reunidos, destacamos «A literatura no Jardim de Infância: refletindo e investigando práticas socializadas em torno dos livros», da autoria de Marta Marques, Sónia Correia e Maria José Gamboa. Neste...

Confluência, n.º 68
Revista do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português do Rio de Janeiro
Por Vários autores

O estudo da língua e da linguística portuguesa tem permitido reunir um conjunto de trabalhos de investigação que se debruçam sobre o funcionamento do português. Para além disso, muitos destes projetos focados na língua de Camões exploram o seu pluricentrismo, isto é, as suas diferentes variedades linguísticas. Assumindo esta finalidade, o número 68 da Revista Confluência, uma publicação do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português do Rio de Janeiro, pretende dar conta das variedades do português, nomeadamente o português europeu e o português do Brasil. Neste sentido, tal como assinala Ricardo Cavaliere na apresentação da publicação, «a revista vem oferecendo ao    público interessado estudos de natureza vária que decerto muito vêm contribuindo para melhor compreendermos a produção e difusão do conhecimento linguístico, mormente no campo mais estrito dos estudos produzidos em língua portuguesa» (pág. 7).

O número é composto por onze artigos e uma resenha da obra Laboratório de ensino de gramática, de André Lopes Coneglian e Maria Helena Moura Neves, onde se realça o facto de este livro ser constituído por «elementos par...

elinUP, n.º 2, vol. 13
Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto
Por Vários autores

A divulgação científica nas áreas da linguística e das ciências da linguagem tem sido uma aposta de algumas das instituições de ensino português mais reputadas.  Ao longo dos últimos anos, têm sido lançadas publicações que procuram dar conta dos estudos que se têm realizado sobre a linguagem humana e as línguas, tornando público um tipo de conhecimento que nem sempre está ao alcance de quem não está em contacto direto com a instituição onde os estudos se realizam, mas tem interesse na investigação desenvolvida neste âmbito. Neste contexto, surge o último número da Revista elingUP, publicada pela Universidade do Porto, e que pretende divulgar alguns dos trabalhos de investigação que têm sido conduzidos por estudantes de linguística.

Este número inicia com uma entrevista ao professor universitário Tjerk Hagemeijer, que tem realizado trabalho de investigação sobre os crioulos de base lexical portuguesa, nomeadamente os do golfo da Guiné, e as variedades do português em África. Nesta conversa, este estudioso defende que «a diversidade linguística é algo que devemos preservar, tal como queremos preservar a diversidade biológica, da fauna e da flora» (pág. 14). Após este texto inicial, são apresentados os trabalhos de investigação desenvolvidos sobretudo por estudantes das universidades do Porto e de São Paulo (Brasil) e que se enquadram na área da linguística computacional, tradução e variedades linguísticas.

Destes textos, salientamos o artigo “...