Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Carla Marques, Matilde Gonçalves e Noémia Jorge. Reúne um conjunto de artigos que resultam dos contributos apresentados no III Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3) e que, à semelhança das duas edições anteriores, resultam de investigações recentes sobre discurso académico. Nesta edição, dá-se especial destaque à relação entre elaboração de conhecimento humano e a Inteligência Artificial (IA), uma vez que, segundo as organizadoras, «a propagação da IA e o seu aparecimento no quotidiano, nas escolas e nas faculdades, levam a uma discussão necessária sobre o seu modo de funcionamento, a sua utilização e o seu impacto quer na formação, quer no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida» (página 12).
Em termos estruturais, esta obra está organizada em duas partes: uma primeira parte dedicada à relação entre o discurso académico e a IA, explorando alguns dos desafios inerentes à relação entre IA e os processos de escrita e de investigação. Já a segunda parte discute o tratamento de vários géneros associados a diferentes contextos de aprendizagem.
Na primeira parte, destaca-se o artigo «O que há de artificial na Inteligência Artificial?», da autoria de Carlos Gouveia, que reflete sobre a artificialidade e a potencialidade do uso da IA no contexto académico, defendendo-se que «o potencial de transformação da Inteligência Artificial vem sobretudo...