Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. A sua investigação tem-se centrado nos processos cognitivos e afetivos da escrita, através de métodos experimentais, bem como no desenvolvimento da literacia e nas dificuldades de aprendizagem.
Jornalista português, provedor do leitor do jornal Público de 1 de janeiro de 2006 a 25 de novembro de 2007.
Rui Bebiano é historiador, professor de história contemporânea no Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais.
Nascido em Lisboa (01/08/53), fez um curso de engenharia. Começou no Diário Popular em 1979 e trabalha desde 1990 no semanário Expresso, onde escreveu sobre ciência (1991/4) e coordenou os Guias do Expresso (1994/8), para depois tornar-se editor Internacional do mesmo semanário (outubro de 2009) e diretor da revista Courrier Internacional no verão de 2015, cargos que ocupou até janeiro de 2018, altura em que se reformou. Continua, não obstante, a colaborar com o Expresso, enquanto se dedica à investigação e à escrita de livros.
Rui Cartaxana (1929 — 2009) destacou-se no jornalismo. Foi diretor do jornal Record entre 1986 e 1998 e foi ainda chefe de redação na Ação Socialista e sub-chefe na redação do Diário Popular. O Correio da Manhã e o jornal O Século tiveram também o seu contributo. Prémio Gazeta Reportagem de Imprensa em 1984, ex-aequo com o jornalista Carlos Cáceres Monteiro, também já falecido
Cf. Rui Cartaxana, jornalista sem medo + Ao Grande Jornalista Rui Cartaxana
Rui Knopfli nasceu em Moçambique em 1932 tendo falecido em Lisboa em 1997 e destacou-se na poesia. Publicou, entre outras, as seguintes obras: O País dos Outros (1959), Máquina de Areia (1964), A ilha de Próspero (1972), Obra Poética (2003).
Rui Passos Rocha é editor de conteúdos digitais na Fundação Francisco Manuel dos Santos e aluno da pós-graduação em Visualização de Informação, na Universidade Nova. Estudou também ciência política (no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa) e Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho.
Rui Pinto Duarte (Coimbra, 1955). É advogado, estudou na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa onde fez o doutoramento. Autor de vários livros como Curso de Direitos Reais (2007), Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor José Lebre de Freitas, entre outros.
Jornalista angolano (Luanda, 1945 — Lisboa, 2024). Em Portugal, trabalhou no semanário Expresso durante 10 anos, com colaborações regulares, também, na TSF, BBC e Rádio France, além de ter chefiado durante algum tempo o boletim em português África Confidencial. Regressado a Luanda, após uma passagem pelo jornal digital Nova Gazeta, passou a integrar os quadros redatoriais do Jornal de Angola, desde 2013, exercendo funções diversificadas: revisor, articulista, formador de colegas mais novos: ultimamente, assinava semanalmente textos na muito apreciada página “Caminhos da Vida”, com relatos, experiências e histórias de superação de pessoas mais desfavorecidas. Paralelamente, distinguiu-se ainda na dinamização de perto de 150 bibliotecas distribuídas graciosamente pelo interior mais recôndito do seu país¹. Profundo conhecedor da realidade sociolinguística angolana, foi durante largos anos um dedicado consultor do Ciberdúvidas sobre essa temática. Mais informação aqui, aqui, aqui e aqui.
¹ Um livro, uma criança, muitos hospitais
Cf. Rui Ramos (1945 — 2024)
Rui Santos Ivo (1961) é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa. Especialista em Farmácia Hospitalar e também em Regulamentação Farmacêutica. É vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Em 2004, foi-lhe atribuído o Prémio Almofariz «Personalidade do ano 2004» no setor farmacêutico.
