DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Rui Zink (Lisboa, 1961), doutorado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é professor universitário e escritor. Exerceu funções como docente na Universidade de Michigan, na Universidade Dartmouth e na Universidade Massachussetts e, atualmente leciona na universidade onde se formou. No âmbito da literatura publicou os romances Hotel Lusitano (1987), O Suplente (2000), Os Surfistas (2001), ente outros. Recebeu o Prémio do P.E.N. Clube Português pelo romance Dádiva Divina.  
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Terapeuta Familiar,  professora assistente convidada no ISCTE-IUL e no ISPA-IU. Integra o Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coautora, entre outras obras, de Casos Práticos em Psicologia Forense (2015); Álbum de Famílias (2017); Divórcio e Parentalidade (2018).
Rute Coelho é uma jornalista portuguesa.    
Doutorada em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo de Gramática & Texto. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, tem desenvolvido trabalhos de investigação centrados na descrição e didatização de géneros de texto. Presentemente, é professora tutora na Universidade Aberta (Introdução aos Estudos Linguísticos e Técnicas de Expressão e Comunicação I) e professora de Português na Escola Profissional de Artes,Tecnologias e Desporto.
Professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional, mestre pela PUC-SP. Blogueira do Estadão e autora do livro Pega lá uma chave de fenda – e outras divagações sobre o amor, da Editora Saraiva/Benvirá.
Rui Barbosa (Salvador, 1849 – Petrópolis, 1923) foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro. Em simultâneo com a sua notável atividade política, Rui Barbosa foi um dos nomes que fundou a Academia Brasileira de Letras. Enquanto escritor, fazem parte do seu espólio títulos como Mocidade e Estilo, O Papa e o Concílio, O Código Civil Brasileiro, entre outros. Mais informação sobre o autor e sua obra literária aqui: Fundação Casa Rui Barbosa. E aqui: Tempo e História, Rui Barbosa.  
Ruy Belo (São João da Ribeira, 1933 – Queluz, 1978), doutorado em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma, foi um poeta Aquele Grande Rio Eufrates – 1961, Boca Bilingue – 1966, Despeço-me da Terra da Alegria – 1978 e ensaísta português. Enquanto profissional, trabalhou como professor no ensino secundário e na Universidade de Madrid, colaborou em revistas, trabalhou para o Ministério da Educação e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.  
Ruy Castro (Caratinga, 1948) é um jornalista e escritor brasileiro. Jornalista e cronista, no Brasil, na Folha de S Paulo, e em Portugal, no Tal & Qual, tendo antes colabrado também,no Diário de Notícias e no Expresso. Autor várias biografias de celebridades, como as de Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico), de Garrincha (Estrela Solitária) e de Carmen Miranda (Carmen), com a qual ganhou o Prémio Jabuti, em 2006. Da sua obra, destacam-se ainda: Bilac vê estrelas (2000), O Pai que era Mãe (2001),  Era no tempo do rei: um romance da chegada da corte (2007), Carnaval no Fogo – Crônica de Uma Cidade Excitante demais (2017) e A Vida por Escrito – Ciência e Arte da Biografia (2023). Desde 2023, passou a ser o membro mais novo da Academia Brasileira de Letras.
Ruy Cinatti (Londres, 1915 – Lisboa, 1986) foi um poeta e silvicultor português. De 1951 a 1956, trabalhou como chefe dos Serviços de Agricultura do Governo de Timor. Foi co-fundador da revista Cadernos de Poesia e responsável pela revista Aventura. Da sua obra, destacam-se Nós não somos deste mundo (1941), O Livro do Nómada Meu Amigo (1966, Prémio Antero de Quental) e Sete Septetos (1967, Prémio Nacional de Poesia).  
Nascido em Lisboa, em 1979, é conhecido pelo nome artístico Sam The Kid (ou pela iniciais STK). Rapper e produtor musical português, é também criador e dinamizador da TV Chelas, que tem como plataforma de distribuição principal um canal de YouTube.
Escritora, DJ, e empreendedora digital, começou o seu percurso no digital em 2013 com o blogue Diário de uma Africana, uma plataforma voltada para discussões raciais e de género e para autocuidado de pessoas negras. Em 2021 autopublicou o seu primeiro livro intitulado Para Que Fique Bem Escurecido, cujo enredo gira em torno dos desafios da mulher negra num país maioritariamente branco.
É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e  participante em três rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1), Jogo da Língua  e Na Ponta da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna  mensal  na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa