DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Nasceu na Arménia, estudou e trabalhou como jornalista na capital do país. Em 2022, mudou-se para Lisboa para fazer doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Católica, onde investiga a ligação entre a memória coletiva e o jornalismo. Adora estudar línguas.
Professora brasileira, licenciada em Letras: Português e literaturas da língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense – estado do Rio de Janeiro, Brasil. Tese de Mestrado: estudo do romance São Bernardo  de Gracilianao Ramos. Universidade de Toulouse – França.  Tese de Doutoramento: estudo do discurso publicitário na imprensa brasileira, em 1986. (Transição entre a Ditadura Militar e a Nova República) Universidade de Toulouse – França.  Qualificada pelo CNU (Conseil National Universitaire) – França, como candidata a um cargo de Maître de Conférence. Maître de Langues Etrangères – Université Sorbonne - Paris IV.   Professora de Língua portuguesa – Sciences PO – Paris.
Renata Mariz, jornalista premiada com o Prémio Imprensa Embratel/2013. Integra a lista de Jornalistas Amigos da Criança; três vezes finalista do prêmio Esso. É repórter do Correio Braziliense, em Brasília/DF.
Renato Borges de Sousa,  licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra, foi o criador e presidente da Expolíngua-Portugal, dirigiu e da Associação de Escolas de PLE e fundou o CIAL – Centro de Línguas, dedicado ao ensino de português para estrangeiros. Autor e coordenador, entre outras obras da sua especialidade, de  Português XXI 1 – Pack Livro do Aluno + Caderno de Exercícios, Estratégia 1 – Método de Português no Domínio EmpresarialEntre Nós 1 - Pack Livro Do Aluno + Caderno De ExercíciosEntre Nós 2 – Livro do Professor, Português XXI 3Português Jurídico para Alunos de PLE e Método de Português para Hispanofalantes. Faleceu no dia 14 de janeiro de  2019, em Lisboa.  Cf. Renato Borges de Sousa deixou um legado de difusão e divulgação da Língua Portuguesa + O universo da língua portuguesa ficou mais pequeno
Professor universitário. Presidente do Movimento Internacional Lusófono (MIL).
Professor titular do Departamento de Sociologia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Veja é uma revista semanal brasileira. Criada em 1968 tem, entre os temas tratados com maior frequência, as questões políticas, económicas e culturais. É a revista de maior circulação no Brasil.
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira no Jornal de Letras e escreve na revista Visão. Cronista e humorista, foi coator do programa televisivo Gato Fedorento. É, desde 2012, um dos elementos do programa Governo Sombra, na TVI24, e estreou em 2014 o programa diário na TVI, Melhor que Falecer. Na Rádio Comercial tem uma rubrica, Mixórdia de Temáticas. Publicou quatro livros de crónicas: Boca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno (2009 – pelo qual recebeu o Grande Prémio da Crónica, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Sintra) A Chama Imensa (2010) e Mixórdia de Temática (2012), para além de Se não entenderes eu conto de novo, pá (Brasil, 2012) e A Doença, o Sofrimento e a Morte entram num bar (2016).
Ricardo Cabral é jornalista do Público.
Tem 53 anos e é engenheiro electrotécnico de formação. Actualmente, trabalha num centro de investigação em energia. Tem interesse pela vida das palavras: como surgem e como vêem evoluir o seu significado.
Nasceu em Niterói, em 1953. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, mantém atividade no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Membro da Academia Brasileira de Filologia, tem também experiência como conselheiro no Real Gabinete Português de Leitura, onde detém o título de Grande Benemérito. É, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português. Em 27/04/2023, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 8, que antes pertenceu à investigadora Cleonice Berardinelli.
Ricardo Garcia é jornalista especializado em ambiente e ciência, e trabalha no jornal Público, em Portugal.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa