Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Pepetela (Benguela, 1941) é um escritor angolano. Licenciado em Sociologia, iniciou a sua carreira literária e política na Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa. Depois do 25 de Abril, participou ativamente na governação de Angola, como membro do MPLA. É docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Da sua obra, destacam-se: As Aventuras de Ngunga (1972), Mayombe (1979), O Desejo de Kianda (1995), A Gloriosa Família (1997), Predadores (2005) e O Quase Fim do Mundo (2008). Em 1997, recebeu o Prémio Camões pelo conjunto da sua obra até então e em 2020 o Prémio do Festival Correntes d'Escritas.
Pêro de Magalhães Gândavo (Braga, 1540 – 1580) foi um historiador e cronista português, professor de Latim e Português no norte do país e secretário na Torre do Tombo. É autor do livro História da Província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, obra que narra o estabelecimento dos portugueses na América e que retrata as plantas, os indígenas e os animais do país.
Historiador inglês, doutorado pela Universidade de Oxford e professor jubilado da Universidade de Cambridge (Emmanuel College). Especialista da Idade Moderna europeia, é autor de várias obras, entre as quais se contam History and Social Theory (1991; História e Teoria Social,ed. Unesp) e The Italian Renaissance (1972; O Renascimento Italiano,ed. Nova Alexandria).
Rafael Bluteau (Londres, 1638 - Lisboa, 1734) foi clérigo regular da Ordem de São Caetano. Salientou-se essencialmente como autor do primeiro dicionário de língua portuguesa, publicado no século XVIII (1712-28) - Vocabulário Português e Latino, que serviu de base aos dicionários posteriores de língua portuguesa.
Membro da central sindical espanhola Comisiones Obreras, onde ocupou vários cargos, entre eles, o de secretário-geral de la Federación de Comercio, Hostelería y Turismo das Ilhas Baleares. Tem trabalhado como analista na Fundación Gadeso. Actualmente, colabora com vários meios de comunicação de Maiorca. Escreve regularmente na revista SinPermiso, no site da secção latino-americana da federação sindical do setor da alimentação e da hotelaria Rel-UITA e no portal do centro de investigação independente Alba Sud.
Doutorado em Educação para a Ciência. Professor de Ensino de Ciências, no departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais). Publica no Facebook e no Instagram pelo perfil @nomescientificos.
Raimundo Correia nasceu em 1860 e foi um juiz e poeta brasileiro. Publicou com apenas 19 anos o volume de versos Primeiros Sonhos (1879). Em 1883 deu-se a publicação da importante obra poética Sinfonias, que o consagrou. Seguiram-se-lhe os volumes Versos e Versões (1887) e Aleluias (1891).
Ramalho Ortigão foi uma das principais figuras da Geração de 70, nasceu em 1836, no Porto, e morreu em 1915. Entre as suas obras destacam-se em 1870, a publicação de O Mistério da Estrada de Sintra e em 1871 surgem os primeiros folhetos de As Farpas em parceria com Eça de Queirós.
