DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Pedro Mota Soares (Lisboa, 1974) é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa e especializado em Legislação Laboral pela mesma faculdade. Exerce funções como advogado, como político, pelo partido CDS-PP, e como professor na Universidade Lusófona de Lisboa.
Licenciado em Eng.ª Informática pelo Instituto Superior Técnico.
Pedro Múrias (Benavente, 1970) é um Jurista português mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. À sua atividade de jurista e advogado juntou a de Professor Universitário na faculdade onde se formou. Dentro da sua área de formação publicou alguns artigos de referência, nomeadamente, A responsabilidade por actos de auxiliares e o entendimento dualista da responsabilidade civil, 1996, Bute falar de predicadores rígidos!, 2004, Uma separação antipositivista entre a moral e o direito, 2007, entre outros.
Pedro Oom (Santarém, 1926 – Lisboa, 1974) fez parte da estirpe de poetas surrealistas portugueses. Mentor da teoria do Abjeccionismo, este poeta surrealista servia-se, na sua criação poética, de imagens insólitas e de uma ironia violenta e mordaz. Viu o seu trabalho ser publicado em revistas, nomeadamente na Pirâmide e, postumamente, reunido nos dois volumes de Actuação Escrita.
Pedro Rosa Mendes (Cernache do Bonjardim, 1968) é um jornalista e escritor português. Iniciou a sua carreira jornalística no semanário Jornal de Coimbra e integrou, depois, a equipa de jornalistas do jornal Público e da revista Visão. Colabora atualmente, como freelancer, em várias publicações nacionais e internacionais, onde se incluem Lettre International, Libération e Grand Street. Enquanto escritor publicou algumas obras, nomeadamente Baía dos tigres (1999), Peregrinação de Enmanuel Jhesus (2010), entre outros.
Político português, atual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e líder do PPD/PSD da Câmara Municipal de Lisboa. Foi primeiro-ministro no XVI Governo Constitucional de Portugal, entre 2004 e 2005.
Pedro Santos Guerreiro, jornalista português, diretor executivo do semanário "Expresso".  
Pedro Sousa Tavares (Lisboa, 1975) é um jornalista português. Colaborou n’O Independente, no Canal de Notícias de Lisboa (actual SIC Notícias), na Revista Xis e no Diário de Notícias, onde trabalha atualmente.
Pepetela (Benguela, 1941) é um escritor angolano. Licenciado em Sociologia, iniciou a sua carreira literária e política na Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa. Depois do 25 de Abril, participou ativamente na governação de Angola, como membro do MPLA. É docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Da sua obra, destacam-se: As Aventuras de Ngunga (1972), Mayombe (1979), O Desejo de Kianda (1995), A Gloriosa Família (1997), Predadores (2005) e O Quase Fim do Mundo (2008). Em 1997, recebeu o Prémio Camões pelo conjunto da sua obra até então e em 2020 o Prémio do Festival Correntes d'Escritas.  
Pêro de Magalhães Gândavo (Braga, 1540 – 1580) foi um historiador e cronista português, professor de Latim e Português no norte do país e secretário na Torre do Tombo. É autor do livro História da Província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, obra que narra o estabelecimento dos portugueses na América e que retrata as plantas, os indígenas e os animais do país.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa