Nuno Gonçalo Monteiro, historiador português, é Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Nuno Júdice (Mexilhoeira Grande, 1949 – Lisboa, 2024) foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Antigo diretor do Instituto Camões em Paris, conta com um diverso rol literário, tendo sido distinguido com vários prémios, dos quais se destacam Prémio de Poesia Pablo Neruda atribuído a O Mecanismo Romântico da Fragmentação (1975), Associação Portuguesa de Escritores a Meditação Sobre Ruínas (1994) e Prémio Fernando Namora a O Anjo da Tempestade (2004).
Licenciado em Cinema e Audiovisual pela ESAP e mestrando em Tradução pela FLUL. Actualmente trabalha no ramo da tradução audiovisual.
Constituído em junho de 2008, o OLP – Observatório da Língua Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos visando o conhecimento e divulgação do estatuto e projeção no mundo lusófono.
Odete Semedo, escritora e investigadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau, para as áreas de Educação e Formação. Autora, entre outras obras, Entre o Ser e o Amar (1996), Histórias e passadas que ouvi contar (2003), No Fundo Do Canto (2007);Guiné-Bissau – Historia, Culturas, Sociedade e Literatura (2010) e Literaturas da Guiné-Bissau -– Cantando os escritos da história (2011). Mais informação aqui, aqui e aqui,
Olavo Bilac (Rio de Janeiro, 1865-1918) foi um poeta e jornalista brasileiro. Escreveu a letra do hino à Bandeira brasileira. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano brasileiro.
Foi funcionário da Sociedade da Língua Portuguesa durante mais de três décadas onde assessorou, entre outros, Elsa Rodrigues dos Santos, F. V. Peixoto da Fonseca, Fernando Sylvan, José António F. Camelo, José Neves Henriques e José Pedro Machado. Frequentou o curso de Ciências Sociais da Universidade Aberta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações