(Madrid, 1951) escritor espanhol, filho do filósofo Julián Marías (1914-2005). Viveu parte da infância nos EUA e trabalhou mais na Universidade de Oxford, no Reino Unido.Foi também sido professor da Universidade Complutense de Madrid e da Escola de Letras de Madrid. Autor de várias obras, entre as quais se destacam Los domínios del lobo (1971), Travesía del horizonte, (1972), El Hombre Sentimental, Todas las Almas, Vidas Escritas, Selvajes y Sentimentales e Tu Rostro Mañana – Fiebre y Lanza. Recebeu diversos prémios, como o Prémio Cidade Barcelona com Todas las Almas, o Nelly Sachs (1997), em Dortmund, na Alemanha, o Prémio Comunidade de Madrid (1998), o Prémio Grinzane Cavour (2000), em Turim, e o Prémio Alberto Moravia (2000), em Roma, ambos na Itália,
Pós-doutor em Letras, linguista, revisor, tradutor e consultor linguístico brasileiro para empresas e escritórios jurídicos. Publica no Instagram a partir de seu perfil @jeff_evaristo.
Doutorado em Inteligência Artificial pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (Boston) em 2015. Diretor de Inteligência Artificial na Oceanit, empresa sediada em Honolulu (Havai), e investigador em projetos do DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Investigação Avançados de Defesa). Faz investigação centrada na optimalidade matemática da cognição humana, em especial no domínio linguístico.
Jerónimo Teixeira (Montenegro, Brasil, 1968) é jornalista, atual diretor de Cultura da revista Veja autor de três livros. É licenciado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Enquanto profissional mostra-se um crítico ativo de grandes autores e diretores consagrados, fala sobre as formas de texto opinativo e ressalta a importância da língua portuguesa na formação académica.
Licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas Universidade de Lisboa e com pós-graduação em Artes da Escrita pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é técnica superior no Iscte e, nos tempos livres, dedica-se à escrita no seu blogue.
Psicóloga clínica e psicoterapeuta, licenciada pela Universidade de Évora. Docente universitária e dirigente do SOS Racismo. Articulista no jornal Público.
Joana Pereira Bastos (Lisboa, 1980), licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, estagiou no jornal Público em 2002 e iniciou a carreira na Agência Lusa, onde trabalhou durante seis anos. Atualmente, além de se dedicar à carreira jornalística, trabalhando como jornalista no semanário Expresso, dedica-se também à escrita, tendo editado em 2013 Os Últimos Presos do Estado Novo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações