Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).

João Aguiar (Lisboa, 1943 – Lisboa, 2010) foi um jornalista e escritor português. Licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas trabalhou nos centros de Turismo de Portugal em Bruxelas e Amesterdão e na RTP, trabalhando para diversos diários e semanários. Colaborou ainda na revista Superinteressante e na revista TempoLivre. Enquanto escritor publicou diversas obras, nomeadamente romances A Voz dos Deuses (1984), O Priorado do Cifrão (2008) e coleções infantojuvenis O Bando dos Quatro e Sebastião e os Mundos Secretos.

Jornalista português, falecido no dia 3 de agosto de 2023, com 79 anos de idade. Foi um dos jornalistas mais completos da sua geração, com um  diversificado percurso profissional, tanto na imprensa escrita como na rádio e  na televisão — nomeadamente na Rádio Renascença, onde se iniciou ainda antes do 25 de Abril de 1974, no jornal "O Diário" e como formador no Centro de Formação da RTP, integrando a equipa que desenvolveu um Prontuário Fonético para a rádio e a televisão públicas portuguesas. Foi um  do criadores do site do Clube de Jornalistas, seu responsável editorial durante 30 anos, tendo exercido, também, a moderação do respetivo espaço de debate televisivo na RTP 2Cultor do idioma nacional, João Alferes Gonçalves foi um esmerado colaborador do Ciberdúvidas, tendo assinado vários apontamentos sobre a escrita e a locução jornalística nos media portugueses.

Jornalista português, radicado no Brasil, correspondente dos jornais A BolaDiário de Notícias e Dinheiro Vivo, e da rádio TSF. Mais informação aqui.

João Andrade Peres (Lisboa, 1947) é professor catedrático no departamento Linguística Geral e Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Teve um contributo importante em investigações na área da linguística e na elaboração da Terminologia Linguista para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS). Em parceria com outro especialista em Linguística, Telmo Móia, publicou em 1995 Áreas Críticas da Língua Portuguesa.

Professor português em Londres, autor do blogue Como dar aulas em Inglaterra e da página Crónicas de um Átomo (Facebook).

João Bonifácio, jornalista e tradutor, assume-se como um jornalista freelancer. No entanto, colabora regularmente para o jornal Público.

João Cabral de Melo Neto (Recife, 1920 – Rio de Janeiro, 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro, membro da Academia Pernambucana de Letra e da Academia Brasileira de Letras. A sua obra poética Pedra do Sono (1942), Agrestes (1985), Tecendo a Manhã (1999), caracterizada por seguir uma tendência surrealista que vai até à poesia popular, foi enaltecida com a atribuição de diversos prémios.

João Cabrita, doutorando em Filologia Francesa pela Universidade de Salamanca; Curso do Instituto Italiano, Língua e Literatura; Diplome des Hauts Études Françaises; tradutor de italiano e francês.

Professor e escritor português, licenciado em Línguas e Culturas Modernas pela Universidade de Aveiro, e pós-graduado em Bibliotecas Escolares, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autor ou coautor, entre outros livros, de Em Português nos (Des)entendemosDicionário do Calão do PortoLugares e Palavras de Lisboa e Anjos.

João Carreira Bom (1945 – 2002) foi um jornalista e cronista português que trabalhou nas redações de O Século agência ANOP, semanário Expresso e da revista Sábado. Em 1970  foi galardoado com o Prémio João Pereira Rosa de reportagem, em conjunto com outros colegas de  O Século, e em 1981 foi-lhe atribuída a menção especial do júri do Prémio "Cabannes", pela Agência France Presse à "Melhor Reportagem Internacional do Ano", de novo um trabalho com outros jornalistas, desta vez da ANOP. O Prémio Gazeta da Crónica, pelo Clube de Jornalistas chegaria em 1993. A partir de 16 de Novembro de 1997, passou a assinar uma crónica às sextas-feiras no Diário de Notícias,  a par da sua atividade empresarial na sua agência de comunicação e imagem que criou. Como contista publicou, em 1965, o livro Subgente. Fundador, com José Mário Costa, do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Cf. Jornalismo de luto + Morreu João Carreira BomNa morte de João Carreira Bom

João César das Neves (Lisboa, 1957) é um economista, catedrático e professor universitário português. Professor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, licenciou-se e doutorou-se nesta mesma universidade. Foi assessor económico do primeiro-ministro entre 1991 e 1995, e assessor do ministro das Finanças de 1990 a 1991 e de 1995 a 1997. Autor de diversos livros Introdução à Economia (1992), As 10 Questões da Crise (2011), As 10 Questões da Recuperação (2013) e múltiplos artigos científicos é também colaborador no Diário de Notícias, assinando uma coluna.