Licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas Universidade de Lisboa e com pós-graduação em Artes da Escrita pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é técnica superior no Iscte e, nos tempos livres, dedica-se à escrita no seu blogue.
Psicóloga clínica e psicoterapeuta, licenciada pela Universidade de Évora. Docente universitária e dirigente do SOS Racismo. Articulista no jornal Público.
Joana Pereira Bastos (Lisboa, 1980), licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, estagiou no jornal Público em 2002 e iniciou a carreira na Agência Lusa, onde trabalhou durante seis anos. Atualmente, além de se dedicar à carreira jornalística, trabalhando como jornalista no semanário Expresso, dedica-se também à escrita, tendo editado em 2013 Os Últimos Presos do Estado Novo.
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).
João Aguiar (Lisboa, 1943 – Lisboa, 2010) foi um jornalista e escritor português. Licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas trabalhou nos centros de Turismo de Portugal em Bruxelas e Amesterdão e na RTP, trabalhando para diversos diários e semanários. Colaborou ainda na revista Superinteressante e na revista TempoLivre. Enquanto escritor publicou diversas obras, nomeadamente romances A Voz dos Deuses (1984), O Priorado do Cifrão (2008) e coleções infantojuvenis O Bando dos Quatro e Sebastião e os Mundos Secretos.
Jornalista português, falecido no dia 3 de agosto de 2023, com 79 anos de idade. Foi um dos jornalistas mais completos da sua geração, com um diversificado percurso profissional, tanto na imprensa escrita como na rádio e na televisão — nomeadamente na Rádio Renascença, onde se iniciou ainda antes do 25 de Abril de 1974, no jornal "O Diário" e como formador no Centro de Formação da RTP, integrando a equipa que desenvolveu um Prontuário Fonético para a rádio e a televisão públicas portuguesas. Foi um do criadores do site do Clube de Jornalistas, seu responsável editorial durante 30 anos, tendo exercido, também, a moderação do respetivo espaço de debate televisivo na RTP 2. Cultor do idioma nacional, João Alferes Gonçalves foi um esmerado colaborador do Ciberdúvidas, tendo assinado vários apontamentos sobre a escrita e a locução jornalística nos media portugueses.
Jornalista português, radicado no Brasil, correspondente dos jornais A Bola, Diário de Notícias e Dinheiro Vivo, e da rádio TSF. Mais informação aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações