DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Doutorada em Linguística Aplicada, investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, na área da Tradução. Coautora do livro Dar à Língua – da comunicação às expressões idiomáticas.
Médico anestesista e intensivista no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e dedica-se a missões humanitárias desde 2009. Representou os Médicos Sem Fronteiras, os Médicos do Mundo e a Cruz Vermelha Internacional em vários países e regiões, entre eles, a República Centro Africana, o Sudão do Sul, o Burundi, o Afeganistão, a Síria, o Iraque, o Iémen e a Faixa de Gaza. Autor de 1001 Cartas para Mosul e O Mundo Precisa de Saber.
Hamilton Carvalho, professor brasileiro de Português e docente universitário de Latim e Grego.
Hélcius Batista Pereira é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE).  Possui Bacharelado em Letras – habilitações em Linguística e Português pela FFLCH/USP (2002), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/USP (2005) e doutorado pelo mesmo programa dessa mesma instituição (2011). Desenvolve pesquisa na área de História Social do português do Brasil, Sociolinguística e Funcionalismo.
Helder Macedo (Krugesdorp, África do Sul, 1935). Bebeu a irrequietude na tertúlia do Café Gelo e acabou exilado em Londres, lugar que fez seu, sem por isso abandonar o lado de viajante. Naquela cidade completou uma formação que o tornou especialista em Cesário Verde e Camões, para citar apenas alguns dos grandes autores que analisa, ensina e divulga como ninguém. De par, foi sempre praticando a poesia Poemas Novos em Velhos, (2011), até que surpreendeu com o romance de toada autobiográfica Partes de África (1991). Acaba de editar, no Brasil, na Rocco, o mais recente Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida.
Helena Etelvina de Lemos Carvalhão Buescu (Lisboa, 1956) é uma professora catedrática e escritora portuguesa. Algumas das suas obras publicadas são: 1755 - Catástrofe, Memória e Arte, Incidências do Olhar: Perceção e Representação, Dicionário do Romantismo Literário Português, Poesia e Arte.
Licenciada em Filosofia e em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos; mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva e doutorada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Helena Matos, (1961). Autora da obra Salazar em dois volumes. Começou por ser professora do ensino secundário. Trabalhou em seguida como jornalista. Mais recentemente foi consultora histórica das séries Conta-me Como Foi (RTP) e Depois do Adeus (RTP). Faz comentário no Diário Económico e na Antena 1.
Editora executiva do Público
Helena Topa, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, presentemente com licença sem vencimento. Professora de Português, tradutora e revisora de texto.  
Helena Topa Valentim, professora auxiliar do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa