Professora da Universidade de Cabo Verde, é Doutora em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Mestre em Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2(Universidade de Lisboa); Licenciada em Língua e Cultura Portuguesa (pela mesma universidade) e Bacharel em Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses (Antigo Instituto Superior de Educação de Cabo Verde). Assistente graduada na Universidade de Cabo Verde desde 2008; membro-colaborador do CELGA-ILTEC e investigadora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.
Guadalupe Magalhães Portelinha (1949), licenciada em Filologia Germânica, professora portuguesa aposentada.
Guilherme d'Oliveira Martins (Lisboa, 1952), admnistrador da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente do Centro Nacional de Cultura, professor universitário e político português.
Guilherme de Almeida (Lisboa, 1950) é licenciado em Física, autor português e professor aposentado. Publicou, entre outras obras, Sistema Internacional de Unidades – Grandezas e Unidades Físicas, Terminologia, Símbolos e Recomendações, livro recomendado pela Sociedade Portuguesa de Física. Tem mais de 100 artigos publicados. Ver mais aqui e na página deste autor.
Médico anestesista e intensivista no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e dedica-se a missões humanitárias desde 2009. Representou os Médicos Sem Fronteiras, os Médicos do Mundo e a Cruz Vermelha Internacional em vários países e regiões, entre eles, a República Centro Africana, o Sudão do Sul, o Burundi, o Afeganistão, a Síria, o Iraque, o Iémen e a Faixa de Gaza. Autor de 1001 Cartas para Mosul e O Mundo Precisa de Saber.
Hamilton Carvalho, professor brasileiro de Português e docente universitário de Latim e Grego.
Hélcius Batista Pereira é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE). Possui Bacharelado em Letras – habilitações em Linguística e Português pela FFLCH/USP (2002), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/USP (2005) e doutorado pelo mesmo programa dessa mesma instituição (2011). Desenvolve pesquisa na área de História Social do português do Brasil, Sociolinguística e Funcionalismo.
Helder Macedo (Krugesdorp, África do Sul, 1935). Bebeu a irrequietude na tertúlia do Café Gelo e acabou exilado em Londres, lugar que fez seu, sem por isso abandonar o lado de viajante. Naquela cidade completou uma formação que o tornou especialista em Cesário Verde e Camões, para citar apenas alguns dos grandes autores que analisa, ensina e divulga como ninguém. De par, foi sempre praticando a poesia Poemas Novos em Velhos, (2011), até que surpreendeu com o romance de toada autobiográfica Partes de África (1991). Acaba de editar, no Brasil, na Rocco, o mais recente Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida.
Helena Etelvina de Lemos Carvalhão Buescu (Lisboa, 1956) é uma professora catedrática e escritora portuguesa. Algumas das suas obras publicadas são: 1755 - Catástrofe, Memória e Arte, Incidências do Olhar: Perceção e Representação, Dicionário do Romantismo Literário Português, Poesia e Arte.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações