Gilberto Mendonça Teles (1931, Bela Vista de Goiás) poeta e crítico literário brasileiro. A par de uma longa carreira académica (ensinou no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e na França), é autor de extensa obra literária e ensaística enquadrada pelo seu interesse pelo modernismo e pela vanguarda na poesia. Entre os seus livros, salientam-se: Poesia em Gotas (1963), Arte de Armar (1977), Nominais (1993) e & Cone de Sombras (1995), bem como em coautoria Vanguardia Latinoamericana (2000).
Gilvan Müller de Oliveira, linguista brasileiro, ex-diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
Glória Ramalho é professora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e antiga diretora do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), com mestrado e doutoramento em Psicologia Educacional pela Universidade do Texas.
Gonçalo M. Tavares (Luanda, 1970) é um escritor e professor universitário português. Recebeu os prémios Portugal Telecom 2007; o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Das suas obras, destacam-se: Jerusalém (2004), Aprender a Rezar na Era da Técnica (2007) e Uma Viagem à Índia (2010).
Tradutor de espanhol, francês, inglês, italiano e latim; especialista em Interlinguística, com obra publicada (poesia, contos, estudos linguísticos) em três línguas planeadas (ido, esperanto, interlíngua) em várias revistas estrangeiras; foi professor de Espanhol (curso de tradução) e Português para Estrangeiros no Instituto Espanhol de Línguas; trabalhou como lexicógrafo na Texto Editores; licenciado em fitopatologia pela Universidade Técnica de Lisboa.
Nasceu Lisboa em 1975. Jornalista desde 1994, trabalhou na imprensa desportiva e de divulgação científica. Integrou a equipa fundadora da revista National Geographic em 2001 e assumiu a direção da edição portuguesa em 2006. Acumula funções como diretor da National Geographic Espanha desde janeiro de 2022.
Professora da Universidade de Cabo Verde, é Doutora em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Mestre em Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2(Universidade de Lisboa); Licenciada em Língua e Cultura Portuguesa (pela mesma universidade) e Bacharel em Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses (Antigo Instituto Superior de Educação de Cabo Verde). Assistente graduada na Universidade de Cabo Verde desde 2008; membro-colaborador do CELGA-ILTEC e investigadora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.
Guadalupe Magalhães Portelinha (1949), licenciada em Filologia Germânica, professora portuguesa aposentada.
Guilherme d'Oliveira Martins (Lisboa, 1952), admnistrador da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente do Centro Nacional de Cultura, professor universitário e político português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações