DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Mestre em Língua Portuguesa pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (Angola). Docente de Língua Portuguesa, no Instituto Superior Politécnico do Bengo (Angola), co-fundador e membro do projecto VAPA. A sua linha de pesquisa enquadra-se na descrição e variação linguística e na normalização terminológica. Orienta pesquisas e trabalhos de conclusão de cursos e é autor de vários artigos científicos.
Jornalista  (aposentado) e escitor português, autor vários livros sobre a cidade do Porto, de cuja história é um dos seus maiores divulgadores.
Germano Almeida (Boa Vista, 1945) é um escritor cabo-verdiano, formado em Direito, em Lisboa. Nas suas obras, recorre ao humor e à sátira para denunciar a hipocrisia na sociedade cabo-verdiana. Das suas obras, destacam-se: O Meu Poeta (1989), As Memórias de um Espírito (2001), Eva (2006) e O Fiel Defunto (2018). Prémio Camões 2018.
Gilberto Mendonça Teles (1931, Bela Vista de Goiás) poeta e crítico literário brasileiro. A par de uma longa carreira académica (ensinou no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e na França), é autor de extensa obra literária e ensaística enquadrada pelo seu interesse pelo modernismo e pela vanguarda na poesia. Entre os seus livros, salientam-se: Poesia em Gotas (1963), Arte de Armar (1977), Nominais (1993) e & Cone de Sombras (1995), bem como em coautoria Vanguardia Latinoamericana (2000).
Gilvan Müller de Oliveira, linguista brasileiro, ex-diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
Glória Ramalho é professora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e antiga diretora do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), com mestrado e doutoramento em Psicologia Educacional pela Universidade do Texas.
Advogado, presidente do Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual.
Gonçalo M. Tavares (Luanda, 1970) é um escritor e professor universitário português. Recebeu os prémios Portugal Telecom 2007; o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Das suas obras, destacam-se: Jerusalém (2004), Aprender a Rezar na Era da Técnica (2007) e Uma Viagem à Índia (2010).
Tradutor de espanhol, francês, inglês, italiano e latim; especialista em Interlinguística, com obra publicada (poesia, contos, estudos linguísticos) em três línguas planeadas (ido, esperanto, interlíngua) em várias revistas estrangeiras; foi professor de Espanhol (curso de tradução) e Português para Estrangeiros no Instituto Espanhol de Línguas; trabalhou como lexicógrafo na Texto Editores; licenciado em fitopatologia pela Universidade Técnica de Lisboa.
Nasceu Lisboa em 1975. Jornalista desde 1994, trabalhou na imprensa desportiva e de divulgação científica. Integrou a equipa fundadora da revista National Geographic em 2001 e assumiu a direção da edição portuguesa em 2006. Acumula funções como diretor da National Geographic Espanha desde janeiro de 2022.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa