Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde se dedica à investigação em "Sistemas de Informação nas Organizações", "TIC na Aprendizagem e na Educação" e "Métodos de Investigação Qualitativa". 

António Dinis da Cruz e Silva (Lisboa, 1731 – Rio de Janeiro, 1799), é um poeta português do século XVIII, foi magistrado de profissão e fundador da Arcádia Lusitana em 1756. A sua obra de maior vulto é o poema herói-cómico O Hissope (de 1768), verdadeira obra-prima do humor nacional.

Jornalista português entre 1983 a 1995, ano a partir do qual tem dado  atenção em exclusivo ao setor das tecnologias da informação (PúblicoExame Informática, BiT, canal TekMega ScoreFOTOdigital e Vídeo&DVD). Atualmente tem a sua própria empresa de consultoria em comunicação,  AEM press –Comunicação consultoria. Autor, entre outros livros, de O Guia Prático do Windows 7InternetComputadores e InformáticaO Computador IdealO Guia Prático das Redes Locais e WirelessO Guia Prático do Software GratuitoA Gravação de CDs e DVDsMicrosoft Windows XP SP2Microsoft Windows VistaWindows Movie MakerNero 7 e Outlook 2010.

Linguista, professor e músico português. É doutor em Linguística Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa e professor na mesma instituição. É sócio fundador da Associação Portuguesa de Linguística e da Associação Internacional de Linguística do Português, membro cooperador da Sociedade Portuguesa de Autores.

António Fernando Nabais é professor de Português e de Latim.

 

António Ferreira (Lisboa, 1528 - 1569), escritor e humanista português. É considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista de língua portuguesa, conhecido como o Horácio português. A sua obra mais conhecida é uma tragédia, Tragédia de Inês de Castro.

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho (Lisboa, 1906 — Lisboa, 1997) foi um químico, professor de físico-química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes e Liceu Camões, pedagogo, investigador de História da ciência em Portugal, divulgador da ciência, e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão. Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas.

António Gil Hernández (Valladolid, 1941) tem-se destacado na sociolinguística galega. É colaborador das revistas Cadernos do Povo, Nós, O Ensino, Temas do Ensino e Agália. É membro da Comissão Galega do Acordo Ortográfico e da Sociedad Española de Lingüística. Gil tem publicado também livros de poesia, artigos de ensaio literário e outros mais propriamente da linguística estrita.

António Guerreiro (Santiago do Cacém, 1959) licenciou-se em Línguas e Literatura Moderna – Português/Francês – pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1986, ingressou como assistente da cadeira de Introdução aos Estudos Literários na Escola Superior de Educação do Porto. Entre 1989 e 2013, foi crítico literário e jornalista cultural do semanário Expresso. Colunista do jornal Público, no suplemento cultural Ipsílon.

Professor associado com agregação do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Investigador em Inteligência Artificial com enfoque no Processamento da Linguagem Natural e com preocupação particular na preparação tecnológica da língua portuguesa para a era digital. Presidente da Associação Europeia de Recursos de Linguagem (ELRA).

António J. Lavouras Lopes é professor de Português do Ensino Básico, em Lisboa

Professor e escritor português, Mestre em Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa. Autor, entre outros, do livro Cello Concerto (2006).