Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

     Numa notícia do “Telejornal” da RTP-1 de 11 de Novembro p.p., sobre a rede de bibliotecas escolares, foram utilizadas frases cujo sujeito incluía uma expressão de <...

     «Não faço ideia por que decidiram assaltar a nossa carrinha», escrevia-se numa notícia do jornal “24 Horas” de 9 de Novembro p.p.
     Por que (duas palavras: a preposição “por” + “que”) utiliza-se quando no texto existe o nome ao qual o “que” se refere: «Não sei por que motivo decidiram assaltar a carrinha»; «a razão por que estamos aqui é do conhecimento de todos».<b...

     «As depressões tornam-nos perigosos para si e para os outros», ouviu-se à jornalista Sandra Felgueiras, numa reportagem sobre suicídios de polícias em Portugal, emitida pela RTP-1, no dia 8 de Novembro p.p.
     «As depressões tornam-nos perigosos para elese para os outros» é o que devia ter sido dito.
     É incorrecto o emprego do pronome si quan...

     Scut, acrónimo da expressão «sem custo para o utilizador», é uma auto-estrada em regime de portagens virtuais, cujos custos são suportados pelo Estado</f...

Pergunta:

Na resposta dada no dia 30 de Outubro à pergunta sobre a TLEBS, diz-se que TLEBS é uma sigla. Não será, na óptica da própria TLEBS, uma acronímia, uma vez que TLEBS é lida como se fosse uma palavra?
Obrigada.

Resposta:

Segundo a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, o termo TLEBS tanto pode ser designado uma sigla como um acrónimo.
Trata-se de uma sigla porque é uma abreviatura formada pela sequência das iniciais das palavras que deram origem ao termo: Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. Trata-se de um acrónimo porque é uma sigla pronunciada como uma palavra (e não soletrada, como, por exemplo, PS): se o termo fosse soletrado (T-L-E-B-S), era apenas uma sigla; como é pronunciado de forma contínua, silábica, como uma palavra normal, toma o nome de acrónimo.

Referem-se, de seguida, três fontes, que podem levar a um melhor esclarecimento.
1. O CD-ROM intitulado Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, da responsabilidade do Ministério da Educação (Março de 2005), contém as seguintes definições:
A. Sigla – «1. Processo morfológico consistindo na redução de uma palavra ou de um grupo de palavras às suas iniciais para designar organismos, partidos políticos, associações, clubes desportivos, etc. 2. Letra inicial ou grupo de letras iniciais que entram na composição da abreviação de certas palavras. Exemplos: SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento; APET – Associação Portuguesa de Empresas de Tradução; PSD – Partido Social-Democrata; SCP – Sporting Clube de Portugal.»
B. Acronímia – «Conjunto de processos morfológicos que levam à formação de acrónimos, cuja particularidade é a de serem pronunciados como uma palavra corrente; apresentam-se s...