Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Como distinguir o adjetivo próximo, usado com preposição, da locução prepositiva próximo a/de?

Resposta:

Normalmente, o adjectivo não é usado com a preposição. Mas, mesmo que o seja, ele classifica um substantivo, enquanto as locuções prepositivas “próximo a” e “próximo de” complementam a forma verbal, o predicado, indicam o lugar ou o modo, desempenham uma função adverbial. O adjectivo concorda com o substantivo, mas a locução prepositiva com valor adverbial permanece invariável.
Exemplos:
Tem uma idade próxima da do primo. (adjectivo)
Estamos próximo do aeroporto. (locução prepositiva)

Pergunta:

Sou tradutora e gostaria de saber se posso usar a expressão "documento projecto" (expressão em Inglês: “draft material”), por associação de ideias com as expressões "mapa projecto"; "projecto lei".
Por outro lado, seria preferível utilizar algo como "documento provisório"?

Resposta:

Como apresenta a expressão descontextualizada, não poderei responder-lhe com precisão. Em português, poderá usar o termo “projecto de documento”, como “projecto de lei”.

Pergunta:

Gostaria de saber qual das formas seguintes é a correta e por quê.
«No México, tratam-se os doentes com soro.»
«No México, trata-se dos doentes com soro.»

Resposta:

O verbo tratar utiliza-se com ou sem a preposição “de”, dependendo do que se pretende dizer.

Na acepção de «fazer por curar», «medicar», «diagnosticar, conceber a medicação a utilizar e prescrevê-la a um doente», «conceber um tratamento e aplicá-lo», o verbo emprega-se sem preposição: «O médico trata o doente.»

Na acepção de «prestar cuidados de saúde os mais diversos, ocupando-se de um doente ou de uma pessoa em geral», «tratar do bem-estar do doente, do que ele precisa», o verbo utiliza-se com preposição: «Diariamente, o enfermeiro trata do doente com todo o carinho.»

Quando, na mesma frase, se refere por um lado quem está doente ou o que está doente e, por outro, a doença em si, emprega-se o verbo sem preposição para referir o doente, e com a preposição “de” para referir o mal de que é tratado: «O médico tratava o doente de uma úlcera no estômago.»; «O médico estava a tratá-lo de uma pneumonia.»

Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, apresentam-se os seguintes exemplos e abonações:

a) tratar, com o significado de «prestar cuidados em caso de doença»: «Pois quê? Os médicos, os higienistas, os puericultores tinham a audácia de tratar criaturas humanas como animais domésticos?», Júlio Dantas, Espadas e Rosas, p. 144; «A casa aonde esteve doente era de um pobre roceiro, matuto, ignorante...

Pergunta:

Tenho ouvido nos noticiários a expressão "24 sobre 24 horas" para referir uma tarefa executada em contínuo. Esta expressão gerou uma discussão com familiares em relação à sua correcção. Será que se trata de uma (má) tradução literal de outra língua ou é correcto dizê-la em português?

Resposta:

A expressão correcta em português é “24 horas por dia”. A expressão que apresenta é a tradução literal do francês “24 heures sur 24”. Por exemplo, se um estabelecimento comercial estiver sempre aberto, diz-se em francês “ouvert 24 heures sur 24” (e “7 jours sur 7”).

Pergunta:

Como traduzir a palavra "demine", hoje em moda no Camboja e em inúmeros países que têm o solo minado ainda? Encontrei inúmeros sites com "desminamento", "desminar", etc. Mas nada abonado por gramáticos. Os dicionários de antônimos silenciam. Não temos nada? V. Sas. acreditam que "desminar" seja um neologismo aceitável, dentro das normas? Obrigada.

Resposta:

Sim, existe já registo das palavras “desminar” e “desminagem” no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências de Lisboa. Desminar significa limpar uma área das minas aí colocadas, através do levantamento, desmantelamento, desactivação ou rebentamento das mesmas.