Pergunta:
Gostaria de saber qual das frases abaixo está correta ou se ambas estão corretas.
Qual é o tempo verbal de cada uma?
"Eu fui uma criança muito feliz."
"Eu era uma criança muito feliz."
Em respostas anteriores encontrei explicação para "foi ou é", mas minha dúvida se refere ao uso no tempo passado em ambos os casos.
Grato.
Resposta:
Estão ambas correctas. São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
A escolha de uma ou de outra tem que ver com a intenção de quem as utiliza.
Se pretender colocar a acção no passado em relação ao presente, deverá utilizar o Pretérito Perfeito (“fui”): “Penso que fui uma criança feliz.” O mesmo, se pretender relatar, narrar acontecimentos passados, em sequência: “Eu ri, brinquei, convivi, enfim, fui uma criança feliz.” O Pretérito Perfeito Simples indica uma acção que se produziu em certo momento do passado, uma acção completamente concluída.
Se pretender colocar a acção no passado em relação de simultaneidade com outro passado, deverá utilizar o Pretérito Imperfeito (“era”): “Quando o meu pai me contava histórias, eu era uma criança feliz.”; “Quando acampei pela primeira vez, eu era uma criança feliz.” Nesta época passada, está descrever-se o que era então presente. Com o Pretérito Imperfeito caracteriza-se, descreve-se, indica-se um facto contínuo ou permanente: “Olho para o passado e vejo bem como eu era feliz!”