Pergunta:
Venho novamente em busca de auxílio. Desculpem-me de explorar tanto seus conhecimentos. É que vocês são os únicos a se dispor a tirar dúvidas em língua portuguesa, e o fazem com muita competência, é preciso dizer. Vamos às perguntas: a palavra correta é auditar, ou auditorar? A primeira grafia é muito usada por meus colegas jornalistas, porém acho que a forma correta é a segunda, pois os dicionários registram auditoria, termo que deve originar o verbo auditorar, e não auditar.
A segunda dúvida é quanto à pronúncia da palavra heterossexual. Pronuncia-se “héterossexual” (como se o prefixo hetero fosse proparoxítono) ou simplesmente "heterossexual", isto é, sem acentuação?
Grato pela atenção que me tem sido dada. Espero merecê-la mais uma vez.
Resposta:
1. Auditorar e auditar são termos sinónimos. O termo auditorar (de auditor + -ar) aparece registado no Dicionário Aurélio Século XXI (1999), com o significado de «examinar como auditor; realizar auditoria em (empresa, etc.)». O termo auditar (do lat. auditare, «ouvir muitas vezes»), com o significado de «fazer auditoria», aparece não só no Houaiss (2002) como no Michaelis (em linha), no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1999), da Academia Brasileira de Letras, e no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (2001), de José Pedro Machado.
Embora qualquer das palavras esteja correcta, formada de acordo com as normas da língua portuguesa, o termo normalmente usado em Portugal é auditar, em expressões como «entidades a auditar», «entidades auditadas», «auditar a comunicação interna e a externa», «auditar o departamento financeiro», «auditar contas», «auditar aplicações», «empresas a auditar», «auditar procedimentos de organização».
2. Heterossexual pronuncia-se com a vogal e inicial aberta (“hé...”).