Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
O estranho caso da princesa inglesa  <br>que sabia duas línguas
Biliguismo – um bilhete de entrada para se falar mais lidiomas

«As crianças bilingues têm um bilhete de entrada para mais línguas, para mais territórios  talvez algumas acabem por nunca explorar algumas das línguas que aprenderam, enquanto outras vivem bem, durante toda a vida, em vários idiomas, desenvolvendo-os tão bem ou melhor do que qualquer falante monolingue» – observa o professor e tradutor Marco Neves, no blogue Certas Palavrasno dia 13 de setembro de 2022, a propósito da notícia acerca de a princesa Carlota falar espanhol, língua que aprendeu com a sua ama. Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

Travessões e outros prazeres
A pontuação em português

 «A pontuação é um hábito — e os hábitos podem mudar de cultura para cultura. Não me fiquei pelo inglês. Foi divertido encontrar os pontos de interrogação e de exclamação a fazer o pino no início de muitas frases castelhanas» – recorda o  professor universitário e tradutor Marco Neves no texto em que dá conta do seu interesse pela pontuação desde os seus tempos de infância. 

Texto que, com a devida vénia, se transcreve do blogue Certas Palavras (20/03/2023), mantendo a ortografia original, e que constitui o prólogo do livro Pontuação em Português – Guia Prático para Escrever Melhor, publicado pela Guerra e Paz em 2020 (ver também Montra de Livros).

Como criar palavras novas em português
Um percurso pelos mecanismos de criação de novas palavras

«Uma palavra pode fazer muito sentido a quem a usou pela primeira vez e perder-se para sempre, sem que mais falantes a adoptem como sua. A língua está continuamente a enriquecer-se com novos vocábulos – mas para que fiquem é preciso que os falantes os usem.»

Artigo do tradutor e professor universitário Marco Neves publicado no blogue Certas Palavras no dia 12 de março de 2023. Segue a norma ortográfica de 1945.

Elogio da pontuação
Sobre a marcação gráfica de pausas e entoações

«Ao longo do tempo, lá fomos inventando os espaços, os pontos, as vírgulas. Estes sinais começaram por assinalar pausas e entoações, para ajudar na leitura em voz alta, mas também passaram a mostrar como se organizam os textos e as frases, ajudando a ler em silêncio.»

Artigo do tradutor e professor universitário Marco Neves publicado no blogue Certas Palavras no dia 28 de fevereiro de 2023. Segue a norma ortográfica de 1945.

Falamos uma língua bastarda (e é deliciosa)

«O que vale é que a língua é mesmo um animal selvagem: lá dá uns coices e continua, matreira e bastarda, saborosa todos os dias. E nós, com ela nos lábios, lá escrevemos, conversamos e damos beijos em bom português – e esquecemos esses tontos que a querem prender à força. Porque a língua é bastarda, sim senhor – e deliciosa para quem a souber ouvir.»

Artigo do professor universitário e tradutor Marco Neves publicado no blogue Certas Palavras em 21 de fevereiro de 2023, a respeito da origem das línguas. Segue a norma ortográfica de 1945.