Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
<i>Arigato</i> tem origem portuguesa?
Os lusismos do japonês

«Há [...] palavras japonesas roubadas ao português! [...] Uma das palavras japonesas para vidro é ビードロ (biidoro)». Numa viagem até ao Japão, o tradutor e professor universitário Marcos Neves mostra que algumas palavras japonesas têm ligação ao português. Além de vidro, temos outras como frascopão

Texto originalmente publicado em 29 de novembro de 2020 no blogue Certas Palavras e no Sapo 24.

Que têm as vacinas que ver com as vacas?
A origem de uma palavra

«Uma palavra portuguesa que tem origem numa expressão latina inventada por um inglês do século XVIII… Eis uma bela demonstração de como as palavras gostam de passear [...]» – considera o professor e tradutor Marco Neves num apontamento dedicado à origem da palavra vacina.

 Texto originalmente publicado em 15 de novembro de 2020 no blogue Certas Palavras e no Sapo 24.

Pontuação em Português
Guia prático para escrever melhor
Por Marco Neves

O professor universitário e tradutor Marco Neves  publicou Pontuação em Português – Guia prático para escrever melhor. (Ed. Guerra & Paz), um livro que condensa as regras básicas da pontuação em português. Esta é uma obra importante, num contexto onde escasseiam prontuários modernos que tratem a pontuação em conformidade com os usos atuais da língua, sem abdicar do rigor que a escrita sempre exige.

Abrindo com uma incursão à história da pontuação, Marco Neves surpreende o leitor ao apresentar um texto que exemplifica a escrita contínua, tal como era praticada pelos povos gregos e romanos. Neste capítulo, descreve-se ainda a tímida evolução do sistema de pontuação, desde a Idade Média, seguindo também o próprio processo de formação dos sinais de pontuação.

Mantendo o estilo dialogante e despretensioso a que já habituou os seus leitores, Marco Neves propõe-se ir um pouco além do tratamento dos tradicionais sinais de pontuação. Começa por considerar o que designa por «Pontuação do texto», tratando sistemas de organização do texto na página, como os espaços em branco, os títulos, os parágrafos e, ainda, a disposição dos diálogos nas páginas. São exploradas várias possibilidades e identificadas incorreções típicas.

No capítulo seguinte, o autor dedica-se à «Pontuação da frase», abordando os sinais ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula, travessão e parênteses. Estes sinais são perspetivados no âmbito da sua funcionalidade semântico-pragmática, mas também sintática, sendo a descrição de cada um acompanhada de um conjunto alargado d...

Qual é a origem de <i>bué</i>?
Um contributo lexical africano

«[Bué] é uma palavra muito informal, de facto – mas existe e é usada por muitos portugueses e já não me parece que esteja reservada apenas às crianças e adolescentes. Oiço-a da boca de adultos de 40 anos, quando estão a falar à vontade.» Através deste texto, o professor e tradutor Marco Neves convida-nos a viajar à volta da origem de algumas palavras, sendo elas buécaçula, benjamim e até quezíliaTexto originalmente publicado em 4 de outubro de 2020 no blogue Certas Palavras e no Sapo 24.

Pai
A origem da palavra

«Os romanos usaram essa bela palavra [pai] durante séculos e séculos, sem mudanças, até que, talvez no fim do Império Romano, a palavra começou a mudar até chegar às formas das línguas latinas: pai, padre, pare, père, etc. Estas formas seriam, agora, as definitivas em cada uma destas línguas…». Através deste texto, o professor e tradutor Marco Neves leva-nos numa viagem à volta da origem da palavra pai. Texto publicado em 9 de agosto de 2020 no blogue Certas Palavras e no livro Almanaque da Língua Portuguesa (Guerra & Paz, 2020).