Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
Língua e inteligência artificial
Previsibilidade, democratização, padrões linguísticos e criatividade humana

Vídeo do professor universitário, tradutor e divulgador de temas linguísticos Marco Neves, que propõe uma reflexão, com importantes esclarecimentos, sobre um tema que em 2023 tem concentrado as atenções: a investigação em inteligência criativa e as novas ferramentas surgidas, como o ChatGPT.

 O estranho caso do português que pensava <br> que sabia inglês
Ensinar inglês... sem saber falar inglês

«É mais um exemplo a juntar aos casos que o leitor encontrou ao longo do livro: "terramoto", "queria um café", "saudades tuas", "pelos vistos", "espaço de tempo"… São todas palavras ou expressões correctíssimas, muito portuguesas, mas que algumas pessoas se afadigam a condenar por razões muito distantes do verdadeiro conhecimento linguístico.»

Texto do professor e tradutor poruguês Marco Neves, transcrito, com de vida vénia, do seu blogue Certas Palavras, com a data de 9/01/2023 .Escrito conforme a norma ortográfica de 1945.

Será erro dizer «Quem não tem cão caça com gato»?
O que dizem os registos mais antigos

«Será erro dizer "quem não tem cão caça com gato"?» – pergunta o professor universitário e divulgador de temas linguísticos Marco Neves, a propósito da pseudocorreção do provérbio «quem não tem cão caça com gato». Apresenta-se, com a devida vénia, o vídeo que o autor dedicou ao tema em 29 de maio de 2023 em A Vida Secreta das Línguas, «um podcast sobre línguas e outras viagens».

As três revoluções da escrita
Da sua invenção à comunicação digital

«A escrita passou por três grandes transformações. A mais recente está a acontecer agora mesmo.»

Um apontamento do professor universitário e tradutor Marco Neves, num texto publicado no blogue Certas Palavras, no dia 24 de maio de 2023. Escrito conforme a norma ortográfica de 1945.

Atlas Histórico da Escrita
Dos sumérios ao digital
Por Marco Neves

Atlas Histórico da Escrita é o  mais recente livro publicado pelo professor universitário e investigador na área das línguas, literaturas e cultura, Marco Neves, na editora Guerra & Paz (2023)¹. Profusamente ilustrado com os mapas, imagens e infografias² sinalizadoras dos principais registos que se conhecem da história das línguas no mundo dos últimos cinco milénios, a obra, como sintetiza o autor na apresentação, percorre as três grandes revoluções da escrita: «A sua invenção e evolução ao longo dos tempos; a expansão da imprensa, da literatura e da leitura nos últimos séculos; e a explosão, nos últimos 70 anos, da alfabetização, com mais de metade da população humana a saber ler e escrever». Ou seja,   como a escrita «[se tornou] basilar para compreendermos o mundo».  

Dividido em seis partes, o  primeiro capítulo, "Os Alvores da Escrita",  aborda a importância do «princípio de rébus» na passagem da protoescrita para a escrita e o mecanismo de distinção entre a escrita e outros tipos de sinais, como é o caso dos mais antigos  que se conhecem (3100 A.C.), o a...