Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português
Pelo uso linguístico mais crítico e consciente
Por Marco Neves

Um livro  que bem pode classificar-se como um antidicionário de dificuldades da língua. Depois de 12 Segredos da Língua Portuguesa, o professor universitário e tradutor português  Marco Neves faz nova incursão no mundo do prescritivismo gramatical, para, ao modo dos muitos guias publicados na última década em Portugal, acabar por contrariar uma a uma várias ideias feitas sobre o português e outras línguas naturais.

Trata-se de uma obra na sua maior parte preenchida por um conjunto de 41 secções, cada qual dedicada a uma expressão ou construção supostamente incorreta, como seriam os casos de «beijinhos grandes», «o comer», «fazer a barba», «já agora», «mal e porcamente», entre outros. Configura-se, assim, um reportório de erros, afinal, inventados deliberada ou inconscientemente – os «erros falsos» do título –,  em cujo comentário por vezes se intercala a desmontagem de 12 mitos sobre a linguagem e os seus estudos. Uma introdução e um glossário precedem esta lista, seguida ainda de um epílogo que revela como os pseudoerros, sem serem um exclusivo do contexto português, têm igualmente levantado barreiras sociais noutros domínios linguísticos – o do inglês não é exceção. As notas facultam de forma concisa informação bibliográfica útil, que permite aceder ao essencial da discussão em torno da natureza do fenómeno linguístico e da...

Como será a língua dos Sentineleses?
A tribo mais isolada do planeta

Que língua se fala  na ilha Sentinela do Norte, na Índia, onde vive  uma das comunidades tribais mais isoladas do planeta, onde foi morto o missionário norte-americano John Allen Chau? «Sabemos pouco sobre essa língua, mas sabemos algumas coisas…», conta neste texto o professor universitário e tradutor português Marco Neves,  transcrito do seu blogue Certas Palavras, com data de 25/11/2018.

Qual é a origem da palavra <i>obrigado</i>?

Tomando como motivação o agradecimento que deve aos seus leitores, o tradutor e professor universitário português  Marcos Neves conduz-nos numa viagem à evolução da palavra obrigado desde a sua raiz indo-europeia, passando pela palavra latina, até à atualidade.

Texto transcrito, com a devida vénia, do blogue do autor, Certas Palavras, escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

O que se esconde na palavra <i>filho</i>?
Da sua origem latina até ao português, ao inglês ou ao romeno

A lenta evolução das palavras acontece de forma discreta mas efetiva — lembra neste texto* o professor universitário e tradutor português Marcos Neves, a propósito da evolução das palavras paifilho.

 

* in blogue Certas Palavras,  com a data de 11/11/2018 – escrito conforme a  norma ortográfica de 1945.

Miríades do falar diferente em Portugal
Miríades do falar diferente em Portugal

«A pronúncia serve de GPS geográfico e social» – escreve nesta crónica* o tradutor e professor universitário Marco Neves sobre os sotaques do português de Portiugal, nomeadamente os do Porto e de Lisboa. Mas também,em França, referindo-se a um episódio protagonizado pelo político Jean-Luc Mélenchon.

* in Certas Palavras do dia 11 de novembro de 2018. Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.