v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
<i>História do Português desde o Big Bang</i>
Por Marco Neves

História do Português desde o Big Bang conta a história da língua integrada na história da linguagem humana.  Ao longo de 12 capítulos interliga as novidades do conhecimento linguístico com as descobertas da biologia e da física.

Com esta sua nova obra, Marco Neves propõe-se, sobretudo, a prestar uma homenagem à curiosidade, «a essa vontade de saber mais que carateriza o ser humano».

À pegunta, comum a qualquer pessoa menos informada no tema,«Quando foram inventadas as palavras?», escreve: «Os linguistas inclinam-se para aceitar que, há 40 000 anos, já todos os seres humanos falavam línguas com caraterísticas semelhantes às nossas. No entanto, há indícios de que já teríamos linguagem humana muito tempo antes, desde o tempo do Homo Erectus, que surgiu há 2 000 000 de anos.»

E muitas outras curiosidades. Por exemplo: porque não falamos todos a mesma língua, ou porque todos os falantes são diferentes, ou, ainda porque mudam as palavras de sentido. E, entre «as mais de 7000 línguas espalhadas no mundo», leva-nos por uma «viagem até 33 delas − do castelhano ao basco e ao catalão, passando pelo occitano, o francês, o inglês, o

Línguas em Português
A Lusofonia numa Visão Crítica
Por Sweder Souza e Francisco Calvo del Olmo

Como o título adianta, Línguas em Português – A Lusofonia numa Visão Críticasob a organização de Sweder Souza e Francisco Calvo del Olmo, trata da relação que as comunidades lusófonas têm com a língua portuguesa, trazendo para cima da mesa reflexões críticas acerca desta relação, nem sempre pacífica nos diferentes territórios – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Brasil, Timor, Portugal.

Ao longo de 11 capítulos assinados por diferentes especialistas na área da língua portuguesa podem-se encontrar diferentes pontos de vista sobre práticas sociais que envolvem questões de língua e aspetos políticos associados. Assim, «Entre "arranques súbitos e freadas bruscas": percursos das iniciativas oficiais brasileiras para a promoção internacional do português» (Leandro Diniz) e «Portugal não é o dono da língua portuguesa» (João Veloso) são dois capítulos que abordam a língua portuguesa em territórios português e brasileiro, únicos espaços onde ela é hegemónica e idioma materno da grande maioria dos habitantes. O cenário dos países africanos de língua portuguesa (PALOP), onde o português se enraizou com intensidades diferentes, é tratado em «A língua portuguesa como variedade nacional em Angola» (Eduardo Ferreira dos Santos), «A língua portuguesa na sala de aula cabo-verdiana» (

O POLH na Europa
Português como Língua de Herança
Por Camila Lira e Juliana Azevedo-Gomes

Publicada no Brasil, eis uma obra que reúne vários artigos que dão diferentes contributos para a discussão e abordagem da área do Português como Língua de Herança (POLH), um conceito a ter em consideração no panorama do ensino. Trata-se de uma edição em dois volumes que surgem na sequência do II Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança (II-SEPOLH), que se realizou em Munique, na Alemanha, em 2015.

primeiro volume de O POLH na Europa – Português como Língua de Herança, editado em 2017 e organizado por Ana Souza e Camila Lira, encontra-se dividido em duas secções cujos artigos abordam tópicos relacionados com o POLH nas suas múltiplas vertentes.Na primeira parte, intitulada "Reflexões sobre o ensino de POLH", os estudos apresentados têm um caráter mais teórico, refletindo sobre a prática de ensino de POLH, nomeadamente no tocante à formação de professores e aos materiais didáticos específicos. Na secção seguinte, "Projetos de incentivo ao ensino de POLH", os artigos debruçam-se sobre iniciativas em prol da manutenção do POLH, nomeadamente apresentando projetos que visam preservar as heranças linguísticas  e demarcar espaços mais adequados e democráticos para aqueles que têm o português como língua usada no seio familiar. 

Do segundo volume, publicado em  2020 pela Sagarana Editora, e organizado por Camila Lira e

História Global de Portugal
Por Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva (eds.)

Organizada por Carlos FiolhaisJosé Eduardo Franco e José Pedro Paiva, esta obra, como se lê no texto de apresentação, representa o resultado da «colaboração de 87 autores que trabalham não só em Portugal como por todo o globo, portugueses e não portugueses, especialistas nas mais diversas subáreas da História, como história política, história institucional, história geográfica, história cultural, história da ciência, história económica, história social, história da arte e história religiosa.»

Com coordenação científica de João Luís Cardoso (Pré-História e Proto-História), Carlos Fabião (Antiguidade), Bernardo Vasconcelos e Sousa (Idade Média), Cátia Antunes (Época Moderna) e António Costa Pinto (Época Contemporânea), o volume é constituído por um conjunto de 96 capítulos, a cada um dos quais se atribui uma data ou um intervalo temporal, repartidos por cinco secções. Sucedem-se ao longo das páginas sínteses muito úteis, pois permitem contextualizar a génese, consolidação e expansão de Portugal como comunidade detentora de uma língua própria, mas profundamente implicada nos grandes movimentos políticos e sociais da Península Ibérica, da Europa, do Norte de África e, mais tarde, de todo o mundo, com a intensifica...

Sentimento da Língua
Homenagem a Evanildo Bechara 90 anos
Por Denise Salim Santos, Flávio de Aguiar Barbosa (coord.) e Sheila Hue (org.)

Como se sublinha na apresentação (pp. 9/10), este é um livro que retoma o espírito comemorativo do número 55 da revista Confluência, de homenagem ao gramático brasileiro Evanildo Bechara (Recife, 1928) por ocasião do seu 90.º aniversário em 2018. A publicação de 2020 reúne não só alguns dos especialistas participantes no referido número especial da Confluência, mas também outros investigadores de relevo do Brasil e de Portugal. Comum a todos eles o denominador comum da convivência e da amizade com Evanildo Bechara.

Com organização de Denise Salim SantosFlávio de Aguiar Barbosa e Sheila Hue, e a chancela da Editora Nau, do Rio de Janeiro, O Sentimento da Língua aparece em formato eletrónico, constituído por 17 estudos e quatro textos, estes de intenção mais testemunhal e afetiva, ao encontro dos temas e da trajetória intelectual do gramático brasileiro, também destacado membro (imortal) da Academia Brasileira de Letras.

Entre os trabalhos de cariz académico, refiram-se, por exemp...