A linguista brasileira Maria Helena de Moura Neves, professora emérita da Universidade Estadual Paulista (Unesp), morreu em 17 de dezembro de 2022.
Maria Helena de Moura Neves era um nome destacado nos estudos linguísticos sobre a língua portuguesa. Licenciada em Letras (em Português-Grego e em Alemão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, fez doutoramento em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo. Autora de mais de 20 títulos, participou na coordenação de três projetos lexicográficos pioneiros: o Dicionário Gramatical de Verbos do Português Contemporâneo do Brasil (1997); o Dicionário de Usos do Português do Brasil (2002); o Dicionário Unesp do Português Contemporâneo (2005). Deixa também duas obras de referência para a descrição da norma e dos padrões de usos do português do Brasil e do português em geral: a Gramática de Usos do Português (2000) e o Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos (2003).
Em nota oficial, a Unesp sublinha que «[Maria Helena de Moura Neves] era coordenadora do Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do CNPq, pesquisava particularmente a teoria funcionalista da linguagem, as relações entre texto e gramática e a história da gramática». Já octogenária, foi, em 2014, professora visitante da Universidade de Amesterdão e, em 2019, pesquisadora visitante da Università G. D’Annunzio, Chieti-Pescara (Itália).
Mais informação:
"Morre a linguista Maria Helena de Moura Neves, referência em língua portuguesa", Estadão, 17/12/2022
"Morre aos 90 anos Maria Helena de Moura Neves, professora emérita da Unesp de Araraquara", Globo, 17/12/2022
"Araraquara se despede da professora Maria Helena de Moura Neves", A Cidade Araraquara, 17/12/2022