José Neves Henriques (1916-2008) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Neves Henriques (1916-2008)
José Neves Henriques (1916-2008)
105K

Professor de Português. Consultor e membro do Conselho Consultivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Antigo professor do Colégio Militar, de Lisboa; foi membro do Conselho Científico e diretor do boletim da Sociedade da Língua Portuguesa; licenciado, com tese, em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra; foi autor de várias obras de referência (alguns deles em parceria com a sua colega e amiga Cristina de Mello), tais como Gramática de hojeA Regra, a Língua e a Norma A Regra, Comunicação e Língua PortuguesaMinha Terra e Minha Gente e A Língua e a Norma, entre outrosFaleceu no dia 4 de março de 2008.

CfMorreu consultor do Ciberdúvidas

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual a designação dos habitantes de Vila Real de St. António, no Algarve?

Resposta:

A denominação dos naturais, não dos habitantes, de Vila Real de Santo António é esta: vila-realenses. Também assim denominados os naturais de Vila Real de Trás-os-Montes.

Pergunta:

«Moramos os cinco em Lisboa.» Gostava de saber qual é, na frase, a função sintáctica de «os cinco».

Resposta:

«Os cinco» é o sujeito, cuja forma plena seria: nós, os cinco: «Nós, os cinco, moramos em Lisboa». Aqui, os cinco é um aposto ou continuado de nós, subentendido.

Pergunta:

Gostaria de saber donde vem o nome de Gualter.

Resposta:

Sobre a origem de Guálter, servimo-nos do "Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa" de José Pedro Machado:

Do italiano Gaulter, e este do gótico walt, "poder", e heer, "exército"; ou de valdhar, de wald, "reinar", e harja "povo". Entre nós também há Walter.

Pergunta:

Como se pronuncia a palavra /poça/ (de água)? Será /pôça/ ou /póça/?

Resposta:

São admitidas as duas pronúncias, /pôça/ e /póça/, porque há regiões do país onde se diz /póça/ e outras em que se profere /pôça/. Mas a pronúncia lógica é esta última, uma vez que é o feminino de poço, que toda a gente pronuncia /pôço/.

Pergunta:

Passei recentemente a residir em Lisboa, após muitos anos no Algarve. Ao chegar, encontrei conflitos de pronúncia que gostaria de esclarecer: qual a pronúncia correcta da palavra /texto/? É /têxto/ ou /teixto/?

Resposta:

Esta palavra pronuncia-se /tâisto/ e não /têsto/. A pronúncia /têsto/ refere-se à tampa dum recipiente, como por exemplo uma panela, e escreve-se testo.