José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
98K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor
João Alferes Gonçalves <br> (1944 — 2023)
Jornalista português, colaborador do Ciberdúvidas

Era um dos jornalistas mais experientes e diversificados da sua geração. Foi um esmerado colaborador do Ciberdúvidas, tendo assinado vários apontamentos sobre a escrita e a locução jornalísticas nos media portugueses. Faleceu aos 79 anos de idade, em Cascais.

Um regalo para os olhos<br> e o seu contrário para os ouvidos
A propósito do Portugal-EUA entre mulheres

A tradicional resistência (dos homens) em seguirem o género feminino ao que é exercido pelas mulheres voltou a ouvir-se na transmissão televisiva do jogo Portugal-EUA disputado em Auckland, na Nova Zelândia.

Estudar e combater melhor <br> o discurso de ódio <i>online</i>
Projeto de investigação da Comissão Europeia também já em português

A proliferação do discurso de ódio via Internet – seja por racismoxenofobia ou por discriminação contra minoritários como comunidades imigrantes e pessoas LGBTI+ – é «uma ameaça persistente aos valores da União Europeia». Assim o considerou a Comissão Europeia como pressuposto para a criação do projeto de investigação kNOwHATE e os seus objetivos, agora também em curso em Portugal.

 

 

O virote com a palavra <i>media</i>
Na comunicação social portuguesa

A saltitante palavra media... conforme o que calha a quem a escreve ou a pronúncia em Portugal.

«Valeu a pena esperar por esta cerimónia»
Chico Buarque, na entrega do Prémio Camões 2019

«Valeu a pena esperar por esta cerimônia, marcada não por acaso para a véspera do dia em os portugueses descem a Avenida da Liberdade a festejar a Revolução dos Cravos», declarou no seu discurso o músico e escritor brasileiro Chico Buarque na atribuição oficial do Prémio Camões 2019, ocorrida em Lisboa, na véspera dos 49 anos do 25 de Abril em Portugal, coincidindo com a visita oficial do Presidente da República do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva.