José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
96K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor

«Se houvessem divergências doutrinárias, se houvessem divergências políticas de fundo, eu acho que estaríamos numa situação difícil.»

Quem disse este erro de palmatória é um deputado português, dirigente de um partido, o Partido Popular, que já foi foi Governo em Portugal.

Como é possível um ex-governante e deputado dar exemplos destes (passaram em todas as televisões e rádios nacionais)?

 1. «A Cruz de D. Sancho I, uma rara peça de ourivesaria europeia, do século XIII, encrostada de jóias»

     in A Dama dos Museus – Visita ao Museu em dez obras-primas ("Expresso", caderno "Actual", 22 de Abril de 2006)

     A Cruz de D. Sancho I, apesar de se tratar de uma peça do sé...

1. Notícia do Telejornal da RTP-1 sobre uma acção da Cruz Vermelha na Ucrânia, a propósito dos 20 anos da fuga radioactiva na central nuclear de Chernobil , na então URSS, há 20 anos: «Vyacheslav tem 19 anos. É um dos jovens que monotoriza um problema na tiróide numa comunidade rural na Ucrânia.»
  

O primeiro-ministro [português] José Sócrates seguiu para Luanda Angola , nela se concentrando, como destacou, embevecida, a comunicação social portuguesa, um terço do PIB nacional.

Angola justifica, é verdade, o peso da comitiva de Sócrates, e espera-se que da visita, necessária e importante, resultem alargados ganhos para os dois países, ligados por laços mais afectivos do que se imagina. A verdade é que, não obstante, outros objectivos poderiam ter sido perseguidos se, para além da ide...

«Ronaldinho alertou que [Simão Sabrosa e Geovanni] se tratam de jogadores perigosos e muito rápidos». [in "24 Horas" de 28/03/2006]

A construção verbal tratar-se de, no sentido de «estar a falar-se de», só se utiliza no singular: «Trata-se de atletas empenhados», «trata-se de jogos difíceis». É o mesmo que dizer «estamos a falar de...», que se mantém in...