José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
96K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor

Na gíria escolar, chumbar significa «reprovar». Ou seja, não passar neste ou naquele exame, nesta ou naquela disciplina ou… nelas todas. Como o termo virou modismo na comunicação social portuguesa, lá se voltou ele a ouvir (e a ler) no seu sentido… contrário.  Noticiava-se a votação do relatório da Comissão Parlamentar da Assembleia da República no caso do Banco Português de Negócios. Mais concretamente os votos contra do Bloco de Esquerda, PCP e CDS: «O relatório foi chumbado pela oposição».

Cristiano Ronaldo nem fez um mês de Real Madrid e já se expressa só em castelhano. Mais precisamente: logo que chegou e os media espanhóis não mais o largaram. Aconteceu com ele, como, antes, com todos os futebolistas portugueses e brasileiros que se transferiram para clubes espanhóis. E acontecerá, sempre assim.

Pergunta:

Gostaria de saber somo se escreve correctamente em português a capital da Índia: "Deli", ou "Delhi"?

E a capital do estado de Goa na Índia: "Pangim", ou "Panjim"?

Os meus agradecimentos.

Resposta:

1. Deli, Nova Deli, em português actual. Com h é a grafia em inglês

2. Panjim, com j (ou Panaji, o nome oficial da capital do estado indiano de Goa).

Pergunta:

Em Lisboa, há uma rua chamada Regueirão dos Anjos.

O que significa a palavra regueirão?

Resposta:

Regueirão é o aumentativo de regueiro ou regueira (= rego por onde corre água; pequena corrente de água; regato).

[in Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, Livros Horizonte, Lisboa + Dicionário da Língua Portuguesa, Vol. VI, edição Sociedade da Língua Portuguesa]

Pergunta:

Ouve-se regularmente na televisão falarem de colectivo em relação a uma equipa de futebol. Por exemplo, «O colectivo esteve forte e coeso». É correcto dizê-lo?

Resposta:

O futebol é um jogo colectivo, a despeito da mais-valia, como também se diz na gíria do futebolês, das suas individualidades. A apreciação do comportamento das equipas em jogo, enquanto colectivo, é, pois, não só correcta como indispensável.