Ai, os biliões!... - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
Ai, os biliões!...

«A exposição do BCP-Millennium à divida grega é de 70O milhões [de euros], menos de 1 por cento dos seus activos, que são 100 biliões. (…) Comparados com os 140 biliões de divida grega que tem o BCE e, até, os 60 biliões detidos pelos bancos alemães…»

Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP-Millennium, TVI, 19/06/2011

Nem o banco português — este ou qualquer outro — conta com 100 biliões de euros de activos, nem o Banco Central Europeu detém 140 biliões de dívida grega, nem a dos bancos alemães é de 60 biliões. É a habitual desatenção com a diferença entre o bilião e os mil milhões. Uma abissal diferença  de contas em que, está visto, nem um banqueiro consegue acertar.

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

Sobre o autor

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aqui.