João Alferes Gonçalves (1944 — 2023) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
João Alferes Gonçalves (1944 — 2023)
João Alferes Gonçalves (1944 — 2023)
13K

Jornalista português, falecido no dia 3 de agosto de 2023, com 79 anos de idade. Foi um dos jornalistas mais completos da sua geração, com um  diversificado percurso profissional, tanto na imprensa escrita como na rádio e  na televisão — nomeadamente na Rádio Renascença, onde se iniciou ainda antes do 25 de Abril de 1974, no jornal "O Diário" e como formador no Centro de Formação da RTP, integrando a equipa que desenvolveu um Prontuário Fonético para a rádio e a televisão públicas portuguesas. Foi um  do criadores do site do Clube de Jornalistas, seu responsável editorial durante 30 anos, tendo exercido, também, a moderação do respetivo espaço de debate televisivo na RTP 2Cultor do idioma nacional, João Alferes Gonçalves foi um esmerado colaborador do Ciberdúvidas, tendo assinado vários apontamentos sobre a escrita e a locução jornalística nos media portugueses.

 
Textos publicados pelo autor

Ainda no mesmo jornal 3: «Ouro. Uma grama por dia, à espera que a mina volte a abrir».

Pela enésima vez: grama, a milésima parte da massa do quilograma-padrão, é masculino. Nada tem que ver com a grama, de gramado.

 

3, “Público” de 10 de Julho p.p.

     Outra dificuldade crescente parece ser mesmo a conjugação dos verbos no conjuntivo [subjuntivo]. Veja-se esta notícia recente no “Público”:

«Crise do lançamento de mísseis
Tóquio não exclui ataque preventivo à Coreia do Norte


O Japão reserva-se o direito de atacar preventivamente a Coreia do Norte em caso de ameaça nuclear directa, com o object...

     «Pelos vistos, uns senhores em Lisboa decidiram-se por, na secretaria, tentarem condicionar e conseguir aquilo que, de outra forma, no caso concreto, de Braga, nunca conseguiram eleitoralmente. É uma enormidade, para não adjectivar de outra forma».
     Três erros nesta frase, dita1 pelo líder da distrital do CDS-PP...

Sílvia Alberto, apresentadora do concurso “Dança Comigo”, da RTP-1 1, referindo-se ao professor de dança e a ela própria: «... o mestre e a sua aprendiz...»
     Sendo certo que a Sílvia não deve ter dúvidas quanto ao seu género, conclui-se que é melhor ...

«Tribunal da Califórnia protege bloguers do mesmo modo que jornalistas», titulava num destes dias o “Público”, na sua versão na Internet.
“Bloguers” não é português nem inglês, é uma palavra híbrida, como o milho. Se fosse escrito em português, teria de ser bloguista(s) (do também já aportuguesado blogue). Bloguista já está no Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a par de blogueiro, este último termo usado n...