Pergunta:
Gostaria de saber se verosímil e plausível são realmente sinónimos ou se existe alguma subtil diferença no significado.
Gostaria de saber também a origem etimológica das duas palavras, se será essa a razão para duas palavras tão exóticas e sinónimas coexistirem na nossa língua.
Agradeço, desde já, o vosso trabalho que é sempre exímio.
Resposta:
Em primeiro lugar, agradecemos as palavras simpáticas que nos endereçou.
A palavra verosímil tem como um dos seus sinónimos o vocábulo plausível. De acordo com o dicionário Infopédia, o adjetivo verosímil significa «que parece ser verdadeiro; provável; em que não repugna acreditar, plausível», e o adjetivo plausível apresenta o sentido de «digno de aplauso ou aprovação; aceitação; razoável». No fundo, tendo em conta o significado de ambos os termos, pode-se assumir que verosímil e plausível são palavras sinónimas quando descrevem situações aceites como verdadeiras. Também o dicionário Priberam assume estas duas palavras como sendo sinónimas.
Quanto à sua etimologia, ambos os adjetivos têm origem no latim, sendo que verosímil deriva do étimo latino verisimĭle- e plausível, da palavra latina plausibĭle- (Cf. Infopédia).
N. E. (17/11/2022) – A resposta tem em conta a descrição dos uso corrente dos adjetivos em apreço. Contudo, numa perspetiva especializada, verosímil e plausível distinguem-se claramente quanto ao significado, conforme observa o consultor Miguel Faria de Bastos<...