Textos publicados pelo autor
«Estar diretor» x «ser diretor»
Pergunta: Ultimamente, tenho visto em textos a construção «estou diretor», em vez de «sou diretor», buscando exprimir que o cargo de diretor é transitório: hoje, ele "está" diretor, mas amanhã já poderá não "estar" mais (pode ser despedido).
Esse uso também procura demonstrar humildade do sujeito, como se a posição pudesse ser ocupada por qualquer um, que assim "estará" nela. Essa substituição do verbo ser pelo verbo estar é válida e correta?
Nessa situação, o verbo...
Função distributiva textual de «este... aquele...»
Pergunta: «O livro é interessante, o autor, inteligente, e o leitor, estúpido.»
Eu poderia usar este para me referir ao leitor, esse para me referir ao autor e aquele para me referir ao livro, da seguinte forma?
«Contudo, este é humilde, esse, arrogante, e aquele, enfadonho.» Além disso, seria possível inverter a ordem? Como se dá a combinação de tais pronomes quando os três estão na mesma frase? E se eu só falasse do autor e do leitor, poderia combinar...
Oração subordinada adverbial consecutiva introduzida por para
Pergunta: Na frase «Nossos parentes são muito leais para serem nossos acusadores», o termo «para serem nossos acusadores» é agente da passiva?
Oração subordinada completiva nominal? Oração subordinada adverbial final?
Obrigado.Resposta: Dos gramáticos normativos tradicionais, quem responde a esta questão é Domingos Paschoal Cegalla.
Segundo ele, quando a preposição para equivale a «a ponto de», introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva.
Logo, a frase «Eles são muito leais...
Língua x estilo: sabe a diferença?
Sistema linguístico e escolhas individuais
«A LÍNGUA é o guarda-roupas: um sistema vasto, flexível, pleno de possibilidades. Já o ESTILO é a escolha feita dentro desse sistema – escolha que varia conforme o lugar, o tempo, a intenção, a identidade de quem fala.» São palavras do gramático brasileiro Fernando Pestana a respeito das diferenças entre o português europeu e o português do Brasil, interpretadas à luz da distinção entre língua e estilo. Apontamento publicado no mural do autor no Facebook em 1 de maio de 2025 e aqui transcrito com a devida...
Associação de advérbios de intensidade: «tão pouco»
Pergunta: Na frase «Ele estuda tão pouco», o termo «tão pouco» é uma locução adverbial de intensidade? Ou dois advérbios de intensidade?
Obrigado.Resposta: De acordo com a tradição gramatical brasileira*, são dois advérbios de intensidade, em que pouco indica o grau de intensidade na ação de estudar e tão (termo acessório na frase) amplifica esse grau de intensidade.
Veja a diferença de sentido, quanto à intensidade:
– Ele estuda pouco.
– Ele estuda...
