Elsa Rodrigues dos Santos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Elsa Rodrigues dos Santos
Elsa Rodrigues dos Santos
3K

Elsa Rodrigues dos Santos (1939 - 2012) licenciada em Filologia Românica e com o Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. Autora, com D'Silvas Filho, de Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa. Ex-Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa. Foi agraciada pelo Estado de Cabo Verde com a Ordem do Vulcão, pela sua dedicação à cultura cabo-verdiana.

 
Textos publicados pela autora

Passaram-se cinco anos desde que atribuímos pela primeira vez o
Prémio Crónica João Carreira Bom, com o patrocínio da empresa Vodafone, a Eduardo Prado Coelho e, em anos seguintes, a Vasco Pulido Valente, Armando Baptista Bastos e a José Manuel dos Santos.

Sociedade da Língua Portuguesa

[No] terceiro ano consecutivo da atribuição do Prémio da Crónica João Carreira Bom / SLP, que foi instituído por cinco anos, com o patrocínio da Empresa Vodafone, a Sociedade da Língua Portuguesa e o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa têm o imenso prazer e honra de o atribuir este ano a Armando Baptista-Bastos.

Quero uma vez mais agradecer ao Senhor Dr. António Carrapatoso, presidente do Conselho de Administração da Empresa Vodafone, o patrocínio a...

O projecto de revisão curricular do Ensino Secundário em Portugal teve já a reacção de vários sectores como escritores e professores no que diz respeito à disciplina de Literatura Portuguesa que é remetida para um lugar menor, colocando-a como cadeira de opção para todos os cursos, excepto para os alunos de Línguas e Literaturas.

Quando falamos na defesa da língua portuguesa teremos, antes de mais nada, de equacioná-la em função da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, uma vez que só através dela somos a quinta língua mais falada no mundo.

Como afirma Eduardo Lourenço, «uma língua não é uma realidade com futuro, nem sequer presente, por direito divino. É um ser espiritual vivo, intrinsecamente mortal, no meio de outras línguas, expressão de históricas vontades de poderio, de sedução, de afirmação identitári...