Eduardo Prado Coelho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Eduardo Prado Coelho
Eduardo Prado Coelho
6K

Eduardo Prado Coelho (Lisboa, 1944 - Lisboa, 2007), professor universitário, doutorado em Teoria da Literatura, entre as suas obras encontram-se: O Reino Flutuante (1972), A Letra Litoral (1978), Os Universos da Crítica: Paradigmas nos Estudos Literários (1987), O Cálculo das Sombras (1997). Recebeu o Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores em 1994 com o livro Tudo o Que não Escrevi I e II. Escrevia uma crónica diária no jornal Público, pela qual lhe foi atribuído o Prémio João Carreira Bom 2003.

 
Textos publicados pelo autor

Numa tarde chuvosa do Rio do Janeiro, por sinal sábado, decido-me a seguir o conselho de alguns dos meus amigos, e vou ver o filme "Língua". Como se trata de uma obra sobre a língua portuguesa, tema que à partida não tem os atractivos de Bridget Jones, imagino que não haverá na sala mais do que meia dúzia de "gatos pingados" - expressão bem curiosa, porque caracteriza não quem designa, mas o número de pessoas que designa. Apenas um princípio de precaução me faz ir um pouco mais cedo.

E fo...

Se quer obter de facto alguma presença no Brasil, Portugal tem hoje de actuar em termos muito intensos de indústria cultural e de ocupação mediática. A não ser que queira recorrer a umas festas com comida e ranchos que dançam músicas minhotas com trajos alentejanos.