Pergunta:
Precisava de ajuda para saber o significado exacto da palavra "professiograma", que me parece mal escrita, ou "profissiograma". Trata-se de uma palavra que está inserida num contexto de medicina familiar. Já corri quanto dicionário havia, e só me aparece "profissiograma", cujo significado é «as aptidões básicas que alguém tem de ter para exercer uma determinada profissão». Mas será que não terá que ver com a hierarquia profissional de alguém? Por exemplo, de um médico? Se me pudessem ajudar, agradecia muito.
Resposta:
Tive os mesmos problemas que a consulente face à palavra profissiograma. Creio ser esta a única forma adequada. É utilizada, ao que parece, para designar listas de competências associadas a uma profissão. Estas listas funcionam como indicadores de selecção de candidatos, por exemplo, em caso de concurso, e poderão igualmente ser usadas para situar profissionais numa lista graduada, para, por exemplo, efeitos de avaliação. O termo usa-se para qualquer profissão e, se for usado em situação de avaliação (e mesmo de concurso), acaba por influenciar a posição hierárquica dos diferentes profissionais ou candidatos.
O profissiograma, pode, assim, ser um instrumento que gradua, ou coloca em hierarquias diferentes, diversos profissionais, eventualmente concorrentes a uma posição superior na hierarquia dessa profissão, seja medicina ou outra. Claro que para cada profissão o conteúdo do profissiograma será diferente.
Vale ainda a pena referir que o termo parece ser mais usado no Brasil do que em Portugal. Faz parte do Vocabulário da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, mas não é incluído em nenhum dos vocabulários editados em Portugal.