Textos publicados pelo autor
«Ao longo de»
Pergunta: Queria saber onde e como são empregadas essas palavras em frases; e como ficaria o sentido delas, pois há muitos erros ao empregar essas palavras em frases: «Ao longo» e «a longo».Resposta: Usa-se «ao longo»: no sentido espacial, «no sentido da maior extensão ou do comprimento; costeando; junto de; paralelamente. Ex.: "ao longo da calçada, os camelôs apregoavam suas mercadorias", "os braços pendiam ao longo do corpo"» ; com valor temporal, «durante, no decurso de; Ex.: "ao longo de toda sua carreira jamais vira tamanha...
Palavras paroxítonas com ditongo decrescente no final
Pergunta: Gostaria de saber algumas palavras paroxítonas com ditongo decrescente no final das mesmas...Se pudessem me ajudar, ficarei grata.Agradeço desde já... Obrigada.Resposta: Em verbos, substantivos e adjectivos, a acentuação pode ser grave com ditongo nasal, que, em português, é sempre decrescente:
órfãoimagemcantaram
Quando o ditongo é oral e decrescente, e a palavra, paroxítona, isto é, grave, é muito raro encontrar...
O antónimo de inteligente, de novo
Pergunta: Hoje, enquanto dava a minha aula, surgiu-me uma dúvida. Fui pesquisá-la, mas nenhuma das respostas obtidas era a mais sensata para uma aula com crianças. Um aluno perguntou-me qual o antónimo de inteligente. Com a pesquisa encontrei algumas respostas: estúpido, idiota, tolo... mas não considerei as mais apropriadas para dar a uma criança, que ouvindo alguma delas iria imediatamente denotar o seu significado. Alguém me saberia dar uma...
«Ser objecto»
Pergunta: A palavra objeto tem alguma regra específica para o seu uso na concordância com o substantivo?
Na frase abaixo, como devo usar objeto ou objetos?
«Nos mesmos Autos foram penhorados os imóveis objeto das Matrículas 2363 e 2589.»
Obrigada.Resposta: Quando se usa a expressão «ser objecto», a palavra objecto costuma manter-se invariável:
«A Terra e as pessoas que a habitam são objecto de estudo da Geografia.»
Na...
Aposto circunstancial
Pergunta: Não encontrei em gramáticas aposto circunstancial. O que é?
Grato.Resposta: Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, pág. 457) define o aposto circunstancial como um aposto explicativo com valor secundário:
«[pode ser de] comparação, tempo, causa, etc., precedido ou não de palavra que marca esta relação a mais, já que o aposto explicativo acrescenta um dado a mais acerca do fundamental»
Exemplos (ibidem):
«As estrelas, grandes olhos curiosos,...
