Pergunta:
Numa pequena pesquisa online verifiquei que tanto surge «J. P. é delegado do Partido X ao Congresso do Campo», como «J. P. é delegado do Partido X no Congresso do Campo». Qual das duas opções é a correcta? Na minha opinião, parece-me ser a segunda, mas não tenho a certeza.
Obrigada, desde já, pela ajuda.
Resposta:
Pode dizer «o delegado do Partido X ao Congresso do Campo» e «o delegado do Partido X no Congresso do Campo».
O verbo relacionado com o substantivo delegado, delegar, não tem regência com a preposição a, mas admite um adjunto adverbial com valor de finalidade ou direcção, introduzido por para: «o Partido X delegou alguém para o Congresso...» Paralelamente, pode-se recorrer a uma construção que inclua «no Congresso...», também com a função de adjunto adverbial: «o Partido X delegou poderes em alguém no Congresso.»
De qualquer modo, a regência com a encontra-se atestada no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa: «Já foram designados os delegados ao Congresso.» É provável que este uso tenha sido favorecido pela sinonímia com enviado, que, enquanto substantivo, tem regência com a preposição a, à semelhança do verbo relacionado, enviar, que selecciona a mesma preposição: «J. P. é enviado do Partido X ao Congresso...»/«J. P. foi enviado pelo Partido X ao Congresso...»