Pergunta:
Eu gostaria, por gentileza, que vocês me enviassem uma lista robusta de verbos essencialmente pronominais, isto é, aqueles que serão obrigatoriamente acompanhados de pronome oblíquo átono.
Às vezes, tenho dificuldades em diferenciar quando o pronome oblíquo átono exerce função reflexiva propriamente dita e quando o pronome oblíquo átono é parte integrante do verbo. Por isso, peço a vocês algumas informações que me ajudem a diferenciar de maneira precisa essas duas funções.
Deixo aqui também meus agradecimentos, pois o site está me ajudando bastante na busca para entender melhor a língua portuguesa.
Desde já, agradeço.
Resposta:
Não foi aqui possível identificar a "lista robusta" que foi pedida, mas pode-se apresentar um teste.
Os verbos reflexivos permitem o reforço do pronome reflexo:
(1) Lavei-me.
(1) (a) Lavei-me a mim mesmo.
Já os verbos que exibem se inerente (o pronome que integra o verbo) não são compatíveis com o reforço pronominal ilustrado em (1)(a):
(2) Esforcei-me.
(2)(a) *Esforcei-me a mim mesmo.
(o * indica frase incorreta)
Observe-se, porém, que a aplicação do teste acima pode não ser muito conclusiva com verbo que parecem a meio caminho entre os verbos reflexivos e os verbos de se inerente:
(3) Lembro-me da minha infância. – ? Lembro-me a mim próprio da minha infância.
(4) Sinto-me satisfeito. – ? Sinto-me a mim próprio satisfeito.
(5) A porta fechou-se. – ? A porta fechou-se a si própria.
(6) Estas calças lavam-se bem. – ? Estas calças lavam-se a si próprias bem.
Estes casos constituem um subtipo dos verbos de se não reflexo e distribuem-se por:
a) verbos aos quais se associa um complemento preposicionado ou um predicativo: «lembro-me da minha infância», «sinto-me satisfeito»;
b) verbos que revelam alternância entre usos causativos e usos em que se exprime mudança de estado (geralmente não voluntária): «Fechei a porta/a porta fechou-se» [há verbos deste tipo que até permitem a supressão do se: «a loja fechou»];
c) verbos que ocorrem no presente ou no imperfeito (indicativo ou subjuntivo) com se associado no intuito de denotar uma propriedade característica do sujeito: «Estas calças lavam-se/lavavam-se bem» (= estas calças são facilmente laváveis).
Refira-se igualmente os casos de se que não são reflexos nem inerentes:
– o se recíproco, afim do se reflexo, bem como o s...