Textos publicados pelo autor
«Pessoa que vai à boleia» (II)
Pergunta: Gostava de insistir numa questão já aqui colocada há uns anos: como dizer «pessoa que anda à boleia»?
Viajar à boleia é um fenómeno antiquíssimo em Portugal, tal como a palavra. Haverá alguma expressão antiga, algum regionalismo para isto? Na maioria das línguas a palavra existia ou foi criada e generalizada:
– caroneiro em português brasileiro, autostoppeur em francês, hitchhiker em inglês, tramper em alemão...
– mochileiro, a adaptação...
Núcleo do sujeito e aposto
Pergunta: Gostaria de saber se o núcleo do sujeito pode ser um aposto.
Por exemplo, qual o núcleo do sujeito nesta frase: «Bebida, fumo, jogo, tudo o destruía»? Sei que «tudo» é aposto resumitivo e faz parte do sujeito. Porém, é ele o núcleo, ou é «bebida, fumo, jogo»?
E também nesta frase – «O advogado José Bastos chega hoje» – não sei se o núcleo é «advogado» ou o aposto especificativo «José Bastos».
Muito obrigada.Resposta: Não é inequívoca a identificação do aposto ou do núcleo no exemplo enviado. Há autores que...
A origem do apelido/sobrenome Aiveca
Pergunta: Gostaria de saber a origem do apelido Aiveca.Resposta: A origem deste apelido pode talvez encontrar-se no substantivo comum aiveca, que significa «cada uma das duas peças de ferro ou de madeira que, colocadas dos lados da relha do arado, servem para revirar a terra levantada pela relha» (Dicionário Houaiss). No entanto, não conhecemos fontes que confirmem esta relação, pelo que a origem do apelido/sobrenome em questão fica por esclarecer.
...
O substantivo jeremiada
Pergunta: Nas raras vezes em que li ou ouvi a palavra "jeremiada", ela apresentava-se como a escrevi (grave, sem acento). Recentemente li "jeremíada" e decidi investigá-la. Todos os dicionários em papel que consultei apresentam o vocábulo "jeremiada". Alguns dicionários virtuais referem "jeremíada", nomeadamente o E-Dicionário de Termos Literários, do dr. Carlos Ceia.
Gostaria de esclarecer esta dúvida.Resposta: Deve usar-se a forma jeremiada, sem acento gráfico.
O dicionário da...
Advérbios de lugar associados a expressões locativas plenas
Pergunta: No exemplo «Eu fui lá, à praia», estamos perante um complemento oblíquo («lá, à praia»), ou dois complementos ligados por uma vírgula?Resposta: No caso em apreço, a vírgula indica que a presença de dois complementos oblíquos, sendo o segundo um aposto – menos convencional, é certo, porque o aposto é considerado como constituinte dentro de um grupo nominal. Se a vírgula for retirada («lá à praia»), deve considerar-se um único grupo sintático, resultante da combinatória de um advérbio de lugar...
