Pergunta:
Qual a origem do nome próprio Bessa?
Resposta:
O apelido ou sobrenome Bessa, também escrito como Beça, é provavelmente um nome que provém do topónimo espanhol Baeza (José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, 2003). D. Luiz de Lancastre e Tavora, no Dicionário das Famílias Portuguesas (Lisboa, 2010, p. 99), reitera esta proveniência do seguinte modo: «No tempo do nosso rei D. Fernando I fixou-se em Portugal Juan Alfonso de Baeza, que daquele soberano recebeu as vilas de Alter do Chão e do Vimieiro. Juan, depois João Afonso, casou aqui e teve descendência, que começou por aportuguesar o nome em Baeça e depois em Beça [...].»
Baeza, que é como se chama uma cidade da província de Jaén, na Andaluzia, é topónimo que evoluiu por via do árabe (Bayyāsa) a partir das formas Beatia e Vivatia, atribuídas a uma villa romana e derivadas do nome próprio Vivatius (Jairo J. García Sánchez, Andalucía y sus topónimos IV, Centro Virtual Cervantes). Há autores que contestam que as famílias com este apelido provenham diretamente de Baeza, considerando que com este nome vários cavaleiros procuravam prestigiar-se aludindo à sua participação na conquista da cidade aos árabes; assim se explica que, na Idade média, a família mais conhecida com este apelido procedia de Valdepeñas, na comunidade de Castela-La Mancha (Blasonari. Genealogía e heráldica).
Perante a hipótese de uma origem espanhola, é de assinalar que a grafia mais adequada é a que exibe um ç, uma vez que esta é uma das letras correspo...