Pergunta:
Qual o significado da expressão «ser um rabo de porco»?
Veja-se esta frase:
«Você é um rabo de porco, mesmo!?»
Resposta:
Na maior parte das fontes consultadas para a elaboração desta resposta, não foi possível encontrar esclarecimentos sobre a expressão em apreço. No entanto, ela parece ser interpretável como «andar atrapalhado» ou «comportar-se de forma atrapalhada»», conforme se pode inferir destas ocorrências da associação do particípio passado (enrolado) verbo enrolar, que, no registo informal, pode significar «atrapalhar(-se)» (cf. Dicionário Houaiss), à expressão «rabo de porco», como metáfora de qualquer situação complicada ou intrincada:
1. «Mais enrolado que rabo de porco, Renato de Castro (PMDB) propõe o que deixou de fazer como deputado estadual» (título de notícia no blogue brasileiro GSIA 24 horas)
2. «A verdade é que o peemedebista, até dia desses petista, está mais perdido que agulha no palheiro e mais enrolado que rabo de porco.» (idem, ibidem)
N. E. (20/4/2017) – Do consultor Gonçalo Neves, recebemos a seguinte achega, que muito agradecemos:
«Em relação [a esta resposta], creio poder dar um pequeno aditamento. Existe o adágio "de rabo de porco nunca bom virote", que se acha, por exemplo, neste interessante rifoneiro, dedicado ao porco. O adágio é antigo, pois figura numa redondilha de Camões (<...