Pergunta:
A minha questão é sobre toponímia da serra da Estrela. Não sei se será este o local mais apropriado para a minha dúvida.
Na área mais elevada da serra da Estrela existe um topónimo com a seguinte designação: "Salgadeira / Salgadeiras". O termo salgadeira remete para conservação, por intermédio do sal, composto que, no estado natural, não se encontra na referida área.
Gostaria de saber se a sua designação/criação (salgadeira) poderá ter a ver com a utilização da neve/gelo como forma de conservação através do frio.
Desde o século XVII que há registos de transporte de neve/gelo, a partir das serras da Estrela, Montejunto e Lousã para as cortes e para a nobreza mais abastada. E daí a origem dos poços de neve e da profissão de neveiro.
Caso não consigam responder à minha dúvida, poderiam indicar uma forma para explorar/pesquisar mais informação sobre esta temática?
Indicar, por exemplo, bibliografia ou alguém que em Portugal investigue ou se interesse pela toponímia?
Grato pela atenção dispensada
Resposta:
Os estudos de toponímia envolvem juízos de atribuição etimológica, os quais nem sempre se podem fazer com toda a certeza, sobretudo quando faltam documentos escritos ou de outro tipo.
As lendas populares ou eruditas a respeito das origens dos topónimos, que são muitos importantes para estudos etnográficos, antropológicos ou filológicos, poucas vezes permitem apurar a história do nome de forma criteriosa e científica. Mas é também verdade que muitas vezes falta a documentação que possibilite o esclarecimento das origens e da história de um nome. É por isso que muitas etimologias se configuram como enunciados hipotéticos, o que pode ser uma grande contrariedade para certas atividades de hoje como as do turismo cujos agentes muitas vezes se precipitam em iniciativas culturais meritórias, que, no entanto, carecem de rigor histórico.
Sem pôr de lado a explicação proposta pelo consulente – a de o topónimo ter origem na conservação da neve por meio da aplicação de sal --, há uma outra possibilidade: a de Salgadeiras fazer alusão à existência de salgueiros no local.
Na Alta Idade Média (portanto, em época anterior à fundação do reino de Portugal), era possível fazer referência a um terreno ocupado por estas árvores como «(terra) salicata», expressão que evoluiu para Salgada. Esta é a hipótese que A. Almeida Fernandes propõe no seu Toponímia Portuguesa. Exame a um Dicionário (Associação para a Defesa da Cultura Arouquense, 1999), no qual este autor contesta que topónimos que exibam a raiz salg- sejam todos interpretáveis pela palavra sal. Sendo assim, Salgadeira pode até ser uma reapropriação mais tardia de salgada, ainda alusiva a salguei...