Textos publicados pelo autor
O adjetivo regressível
Pergunta: Existe a palavra regressível? Não encontro referência dela nos vários dicionários que consultei.
Obrigado.Resposta: A palavra regressível não tem registo em dicionários aqui consultados, mas é uma palavra bem formada e, portanto, correta.
Porém, o facto de irregressível («que não admite regresso») ter presença em vários dicionários (por exemplo, Priberam e Infopédia, com o sentido de «que não pode regressar») é indicativo da possibilidade...
O topónimo Casal do Fagalhana (Condeixa-a-Nova)
Pergunta: Nos livros de registos da paróquia de Ega (Condeixa-a-Nova) encontrei um lugar chamado Casal do Fagalhana. Tentei saber o significado desse nome mas nada encontrei que me pudesse esclarecer pelo que recorro ao Ciberdúvidas para mais uma tentativa.
O nome encontrei-o mencionado em documentos, durante o século XVIII até ao princípio do século XIX.
Obrigada pela atençãoResposta: Não foi possível obter informação sobre o nome em questão.
Trata-se de um topónimo composto, constituído...
Verbo ir: imos, is, vades
Pergunta: Gostaria de saber se o verbo ir pode ser conjugado como «nós imos» e «vós is/vades» no presente do indicativo.
Essas formas são aceites?Resposta: A forma vades faz parte parte dos quadros de conjugação verbal do português contemporâneo. Já a forma imos («nós imos») é tida por arcaísmo e regionalismo, o mesmo acontecendo com is («vós is»)1.
Vades é a forma de 2.ª pessoa do plural do presente do conjuntivo (no Brasil,...
A grafia de cuba-rim
Pergunta: Tenho sido grandemente beneficiado com o conteúdo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Agradeço a dedicação dos colaboradores.
Tenho uma dúvida sobre uma palavra composta. Há um recipiente muito usado em procedimentos cirúrgicos e de enfermagem, a "cuba rim", uma cuba de formato curvo, que lembra a silhueta de um rim. Qual é a grafia correta dessa palavra?
"Cuba rim", sem hífen? Penso que deveria ser "cuba-rim", com hífen, pois o segundo elemento é um substantivo, mas não encontrei qualquer texto impresso na nova...
O gentílico e a etimologia do topónimo Priscos (Braga)
Pergunta: Necessito saber qual o gentílico correto para designar os habitantes de Priscos (freguesia do concelho de Braga). Tenho visto escrito "priscenses" e "priscuenses".Resposta: A forma previsível e indiscutivelmente correta é priscense, tal como de Celorico (de Basto, da Beira) se deriva celoricense.
No entanto, sem que se lhe possa dar prioridade normativa, pode aceitar-se priscuense, à semelhança de...
